Filtrar


Questões por página:
De acordo com as disposições do Ministério da Saúde, infecção do trato urinário associada a cateter vesical (ITU-AC) é definida como qualquer infecção sintomática de trato urinário em paciente em uso de cateter vesical de demora instalado por um período maior que
Visualizar Questão Comentada
A colonização ou infecção por micro-organismos resistentes de pacientes hospitalizados tem merecido crescente atenção dos serviços de controle de infecção hospitalar. O impacto dessa complicação infecciosa no ambiente hospitalar se traduz por prolongamento da hospitalização, reinternações, sequelas, incapacidade para o trabalho, aumento de custo e óbito. Sobre a colonização e a infecção, analise as assertivas abaixo:

I. A colonização relaciona-se com a presença de micro-organismos, invariavelmente bactérias, na pele e nas membranas mucosas, sem manifestações clínicas de doença.
II. A infecção é a evidência microbiológica ou sorológica da presença de micro-organismos.
III. A colonização tem início até mesmo antes do parto e acompanha o indivíduo por toda a vida, de maneira relativamente uniforme entre as pessoas.
IV. A infecção é o estado resultante da entrada, fixação e multiplicação de micro-organismos no corpo do hospedeiro, vencendo suas resistências e causando lesão tecidual, com manifestações locais e/ou sistêmicas.

Quais estão corretas?
Visualizar Questão Comentada
No controle de infecções hospitalares relacionadas à inserção de cateter periférico, assinale a alternativa correta.
Referente ao processamento do instrumental cirúrgico, classificado como crítico e utilizado para procedimentos cirúrgicos e diagnósticos, a ANVISA estabelece, na RDC no 8/2009, que o profissional

As infecções relacionadas a assistência à saúde (IRAS) são definidas como aquelas que resultam de procedimento diagnóstico e/ou tratamento realizado em pacientes ou as infecções adquiridas pelo profissional da saúde durante a assistência ao paciente em qualquer serviço de saúde. As medidas que o profissional de enfermagem deve utilizar na prevenção das IRAS, dentre outras, são:


I. Realizar limpeza, desinfecção e esterilização de materiais, equipamentos e ambiente de acordo com a classificação (não crítico, semicritico ou crítico).

II. Realizar a higiene de mãos e usar equipamento de proteção coletiva (EPC) como os recipientes para coleta de materiais perfurocortantes.

III. Usar as medidas protetoras de barreira, de forma obrigatória, utilizando protetores faciais (máscara e óculos de proteção), avental e luvas estéreis no contato com sangue, secreções e fluidos corpóreos.


Está correto o que se afirma em