Filtrar


Questões por página:
As Infecções do Sítio Cirúrgico (ISC) são as complicações mais comuns decorrentes do ato cirúrgico, que ocorrem no pós-operatório em cerca de 3 a 20% dos procedimentos realizados, tendo um impacto significativo na morbidade e mortalidade do paciente. Sobre a prevenção e controle de ISC, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I - A profilaxia com antibiótico deve ser realizada em até 60 minutos antes da incisão cirúrgica. II - A tricotomia deve ser realizada rotineiramente, utilizando clorexidina 2% e lâminas. III - Manter a normotermia do paciente durante todo período perioperatório previne ISC. IV - No preparo da pele, deve-se utilizar soluções alcoólicas com clorexidina ou iodo. V - A recomendação padrão para o banho pré-operatório é que seja realizado com clorexidina 2 horas antes da cirurgia. VI - Realizar vigilância de ISC por 30 dias em pacientes sem implantes e por 1 ano em pacientes com implantes.
Assinale a alternativa CORRETA.

Dadas as afirmativas acerca da importância do ambiente no controle das infecções hospitalares e disseminação de bactérias multirresistentes,


I. A desinfecção de superfícies ambientais e de equipamentos é um componente essencial de um programa de prevenção de infecções.

II. As superfícies ambientais não críticas e as superfícies de equipamento médico não críticas não induziu para a transmissão cruzada pelo pessoal de cuidados de saúde.

III. Os microrganismos resistem em superfícies fixas por três a cinco semanas, encontrados em: cortinas, leito hospitalar, balanças, maçanetas, teclados de computador, equipamentos hospitalares e material de assistência ventilatória.
IV. A origem dos agentes infecciosos decorre principalmente de fontes humanas, mas o ambiente inanimado também está envolvido na transmissão.

V. Áreas mais contaminadas e o contato das mãos com essas áreas resultam em um grau variável de transferência de patógenos a qual pode ocorrer devido à baixa adesão à higienização das mãos.


verifique se estão corretas

Uma das formas de se minimizar os riscos de contaminação é através da divisão das áreas pela classificação do risco de contaminação. Com relação à classificação das áreas pelo risco de contaminação, analise os itens abaixo:

( ) Áreas não críticas são todas as áreas hospitalares não ocupadas por pacientes, como, por exemplo: escritórios e depósitos.
( ) São exemplos de áreas semicríticas: laboratório de análises clínicas, banco de sangue e sala de hemodiálise.
( ) Áreas contaminadas são aquelas em que se verifica a presença de sangue, pus e secreções ou excreções.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
O conjunto de medidas comportamentais dos profissionais de saúde, visando à prevenção de contaminação cruzada entre o ambiente sujo e o ambiente limpo, na ausência de barreira física, é denominado de:
Ainda conforme as Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (ANVISA,2017), é considerada uma contraindicação absoluta da Ventilação Mecânica não invasiva: