Filtrar


Questões por página:
A conscientização, a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento são fundamentais para controlar a propagação das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), e o enfermeiro tem um papel fundamental nesse processo. Com base nisso, analise a Figura 1 abaixo e assinale a alternativa que corresponde à provável IST relacionada às lesões apresentadas.

Imagem associada para resolução da questão

Figura 1
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. Sobre ISTs, assinale a alternativa INCORRETA.
“Pedro Paulo,41 anos de idade, chegou ao pronto-socorro com intensa dor abdominal. Sua temperatura era de 38,5°C; ao urinar queixa-se de dor e ardência, secreção abundante de pus pela uretra. Ao ser questionado sobre sua vida sexual, relatou possuir vida sexual ativa, com várias parceiras sem a utilização do preservativo.” Os sintomas apresentados referem-se a:

“O Brasil será o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunizações. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, nesta terça-feira (11), em Brasília (DF). A partir de janeiro do próximo ano, o Ministério da Saúde passa a disponibilizar a vacina contra o HPV para a população masculina de 12 a 13 anos na rotina do Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS).”

(Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/svs/noticias-svs/25991-meninos-tambem-seraovacinados-contra-hpv. Acesso em: 13/10/2016.)

O Human Papiloma Virus, ou HPV, é um vírus que vive na pele e nas mucosas dos seres humanos, tais como vulva, vagina, colo de útero e pênis. Quando não é tratado nas meninas, torna-se a principal causa do desenvolvimento do câncer de

A interrupção da cadeia de transmissão das doenças sexualmente transmissíveis ocorre efetivamente com: