Filtrar


Questões por página:

Sobre os restos a pagar, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) Se o serviço contratado foi prestado pelo contratante, e as despesas, liquidadas, mas não pagas no exercício financeiro, a despesa referente a esse fato será inscrita em restos a pagar não processados.


( ) Restos a pagar são despesas regularmente empenhadas, do exercício atual ou anterior, mas não pagas até 31 de dezembro do exercício financeiro vigente.


( ) Por ser restos a pagar, sua inscrição não tem a necessidade de observar as disponibilidades financeiras e condições da legislação pertinente.


( ) Quando o prazo para cumprimento da obrigação assumida pelo credor estiver vigente (despesa a liquidar), a despesa referente a esse fato deve ser inscrita em restos a pagar não processados.


Assinale a sequência correta.

Baseando-se no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.


( ) O pagamento de restos a pagar processados configura dispêndio extraorçamentário no exercício do pagamento, pois a despesa orçamentária correspondente foi registrada no exercício em que ocorreu o empenho / liquidação, não devendo ser novamente apropriada como despesa orçamentária do ano corrente.


( ) Ingressos extraorçamentários como cauções, depósitos e consignações não constituem receita orçamentária; devem ser reconhecidos como obrigações / passivos a restituir ou a destinar conforme o caso, sendo vedado tratá-los como receita para não distorcer o resultado e a execução orçamentária.


( ) A rubrica de Despesas de Exercícios Anteriores (DEA) destina-se ao pagamento de obrigações de exercícios pretéritos não reconhecidas oportunamente; seu pagamento exige dotação específica e observância dos critérios do MCASP, não se aplicando a obrigações já empenhadas / liquidadas no exercício de origem.


( ) Restituições de receita orçamentária arrecadada a maior ou indevidamente devem ser registradas como despesa orçamentária no grupo “DEA”, e nunca como dedução da receita, pois a execução corrente não pode ser ajustada por estornos da arrecadação.


Assinale a sequência correta.

Questão Anulada
Durante a execução orçamentária de um órgão público, constatou-se que determinada despesa de capital não prevista no orçamento se tornou imprescindível. Optou-se por abrir crédito adicional para comportar tal despesa. Assinale a alternativa correta quanto ao tipo de crédito adicional a ser aberto.
Sobre os regimes contábeis aplicados no setor público brasileiro, a legislação prevê a forma de seu reconhecimento. Assinale a alternativa correta.
Visualizar Questão Comentada
Em um exercício financeiro, a contabilidade registra receitas extraorçamentárias, créditos adicionais e variações patrimoniais. Essas operações referem-se principalmente a:
Visualizar Questão Comentada