Filtrar


Questões por página:
Segundo Yolanda Guerra, o pensamento que se recusa a aceitar a unidade teoria/prática é
Trindade (2001), analisando as particularidades do instrumental técnico-operativo do Serviço Social, considera necessária a demarcação da natureza do trabalho do assistente social a partir de sua inserção nas estruturas institucionais prestadores de serviços sociais. Dadas as afirmativas quanto às particularidades do instrumental técnico-operativo do Serviço Social no processo de produção e reprodução social,
I. Ao atuar na prestação dos serviços sociais, os assistentes sociais inserem-se na esfera de atividades vinculadas diretamente à produção material. II. O racionalismo próprio à hegemonia burguesa instala um paradigma de explicação e ordenação da realidade social, que toma os fenômenos sociais com um padrão de objetividade semelhante àquele empregado para os fenômenos naturais. Nessa perspectiva, a instrumentalidade se vê limitada a um padrão que contempla apenas as ações racionais, que produzem fins imediatos. III. Quando tratamos dos instrumentos e técnicas do Serviço Social, estamos transitando entre práticas humanas que se voltam para a transformação de outras atitudes humanas, aquelas que incidem sobre as consciências. Portanto, os instrumentos que as potencializam não se caracterizam como um acervo de instrumentos e técnicas materiais.
verifica-se que está(ão) correta(s)
A instrumentalidade profissional do assistente social é o modo de ser operativo da profissão que recebe contornos tanto de condições objetivas, quanto de condições subjetivas das relações sociais. É uma condição subjetiva a(s)/o(s)

No que tange à relação teoria e prática do/da Assistente Social, considere:


I. O projeto profissional é o elemento de unidade entre teoria e prática.

II. A relação teoria e prática tem como pressuposto que uma se encaixe na outra.

III. A apreensão das mediações entre os conhecimentos teóricos sobre a realidade social e a intervenção profissional possibilitam uma interpretação errônea sobra a relação teoria e prática.

IV. Existe uma relação intrínseca entre teoria e prática que é de unidade na diversidade.

V. Uma teoria não se aplica à prática nem se extrai da prática uma teoria diretamente.


Está correto o que se afirma APENAS em

Os instrumentos e as técnicas utilizados nas ações profissionais dos assistentes sociais são objetivos e concretos, perpassados pela sociabilidade e subjetividade que integram essa atividade humana e social. Os instrumentos são os potencializadores das intencionalidades teórico-políticas do profissional para a concretização da ação, e as técnicas, as maneiras pelas quais ele direciona suas ações. Para o desenvolvimento do exercício profissional, é correto compreender que os instrumentos e as técnicas são mediações por meio das quais o assistente social objetiva seus projetos, ou seja, esse profissional utiliza-se destes para a concretização da ação no conjunto