Filtrar


Questões por página:
A respeito da supervisão em serviço social, da dimensão técnico-operativa do serviço social e da atuação interdisciplinar, julgue o item a seguir.
A intervenção de natureza técnico-operativa no âmbito do serviço social deve ocorrer de maneira neutra, não sendo adequado permitir que ela seja influenciada por dimensões ético-políticas.
Se o Assistente Social, trabalhando em uma unidade socioeducativa, for convidado a atuar como perita em uma situação de visita domiciliar, ele deverá:
No intuito de possuir um registro organizado dos relatórios de entrevistas, de visitas, fichas sociais e outros documentos relevantes de cada usuário, o profissional de Assistência Social deverá propor sua sistematização de forma individualizada, através de:

Analise a seguinte situação hipotética:


Maria,76 anos de idade, sofre frequentes maus tratos praticados por seu filho. Os vizinhos, preocupados com a situação, procuraram o órgão do Ministério Público para relatar o caso, o qual designou um Assistente Social para avaliar a situação.

Ao receber a denúncia, o Assistente Social elaborou um plano de intervenção que tinha como primeiro passo clarificar a situação, considerando o caso na particularidade de seu contexto sociocultural, objetivando complementar dados, observar relações sociais em sua particularidade, no ambiente familiar de Maria.


Baseado nessa descrição, assinale a alternativa que apresenta a ação realizada:

No trabalho com a família devem ser consideradas tanto as questões objetivas quanto as subjetivas. Considerar estas duas dimensões – objetiva e subjetiva, é importante para apoiar a família no processo de reintegração e prevenir novos afastamentos. Ressalte-se que lidar com questões objetivas é fundamental para prevenir situações que possam gerar uma tensão excessiva na família, em função do processo de exclusão social ou das dificuldades reais para conciliar o cuidado com a criança e o adolescente e a sobrevivência do núcleo familiar.
(Disponível em: https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Cadernos/orientacoes-tecnicas-servicos-de-alcolhimento.pdf.)
Diversas técnicas podem ser utilizadas no acompanhamento às famílias. A técnica que favorece a comunicação com a família e possibilita reflexão sobre as relações e responsabilidades familiares, na garantia dos direitos de seus membros e sobre os aspectos concernentes ao acolhimento, constitui importante estratégia para a potencialização dos recursos da família para o engajamento nas ações necessárias para retomada do convívio familiar com a criança ou adolescente. Trata-se de: