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Analise as afirmativas a seguir:

I. Todas as entidades de longa permanência, ou casalar, são obrigadas a firmar contrato de prestação de serviços com a pessoa idosa abrigada. No caso de entidades filantrópicas, ou casalar, é facultada a cobrança de participação do idoso no custeio da entidade. O Conselho Municipal do Idoso ou o Conselho Municipal da Assistência Social estabelecerá a forma de participação, que não poderá exceder a 70% (setenta por cento) de qualquer benefício previdenciário ou de assistência social percebido pelo idoso.

II. Tem direito ao Benefício de Prestação Continuada o brasileiro, nato ou naturalizado, e as pessoas de nacionalidade portuguesa, desde que, em todos os casos, comprovem residência no Brasil e renda familiar per capita inferior a 1/4 de salário mínimo vigente e se encaixem em uma das seguintes condições: ter 65 anos ou mais; ser uma pessoa com deficiência, de qualquer idade, entendida como aquela que apresenta impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

III. A entrevista é uma ferramenta importante na atuação profissional do assistente social, pois permite realizar uma escuta qualificada. Por meio do processo de diálogo, a entrevista visa estabelecer uma relação com o usuário, com objetivo de conhecer e intervir em sua realidade social, econômica, cultural e política. Sendo assim, podemos afirmar que a entrevista possui dois objetivos principais: frustrar o conhecimento da realidade dos usuários e realizar os encaminhamentos e orientações necessários para a garantia de direitos.

Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:

I. Por meio do SUAS, a assistência social pôde contribuir significativamente para a trajetória de melhoria das condições sociais da população brasileira. Tais melhorias também estão diretamente relacionadas à ampliação dos postos de trabalho, à redução do salário mínimo, ao fortalecimento da agricultura familiar produtora de alimentos e à degradação das políticas de proteção social expressas no empenho de universalização dos serviços de saúde, educação e assistência social.

II. Uma entrevista não estruturada permite ao assistente social explorar amplamente uma determinada questão. Ela visa obter dados relevantes quanto à intervenção profissional. Nela, as perguntas devem ser formuladas de forma objetiva, com a introdução de alternativas de respostas diretas e claras, de modo que o usuário apenas possa indicar uma das opções de resposta a um questionamento qualquer. Nesse tipo de entrevista, o assistente social deve tolher a autonomia do usuário e evitar que o cidadão queira apresentar mais informações do que o solicitado.

III. A compreensão e a empatia são características favoráveis à melhoria na qualidade dos serviços prestados aos cidadãos. Um servidor público compreensível consegue manter-se atento àquilo que o usuário fala, busca compreender suas dúvidas e conhecer seus problemas de forma que ele se sinta bem acolhido na instituição. Da mesma forma, ser empático com o público e entender que, naquele momento, ele precisa de atenção, para, dessa forma, se sentir mais confortável e ter uma melhor experiência na organização, também é uma forma de depreciar a qualidade dos serviços prestados em uma organização pública.

Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:

I. O planejamento da entrevista pelo assistente social se faz necessário para que não ocorram imprevistos ou esquecimentos de aspectos importantes por parte do entrevistador, assim como para garantir que ocorra a retenção de dados importantes e que o entrevistado seja influenciado pelo entrevistador quanto às respostas. É importante frisar que, no planejamento, os objetivos do profissional, os objetivos institucionais e as necessidades dos usuários são relevantes para decidir qual a melhor modalidade de entrevista e se ela deverá ser individual ou grupal.

II. A operacionalização da entrevista pelo assistente social deve permitir ao entrevistado manter clareza quanto às questões expostas e os possíveis encaminhamentos para seu acesso aos programas, projetos, serviços e benefícios. Nesse sentido, preparar um espaço físico adequado é importante para a entrevista, pois inibe uma comunicação clara entre o assistente social e o usuário, assim como a manutenção do sigilo profissional.

Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:

I. Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) devem funcionar, no mínimo, cinco dias por semana, por oito horas diárias, totalizando 40 horas semanais, com sua equipe de referência completa. Esse horário pode ser flexível, permitindo que a unidade funcione aos finais de semana e horários noturnos, desde que isso ocorra para possibilitar uma maior participação das famílias e da comunidade nos serviços, ações e projetos ofertados. Destaca-se que o horário de funcionamento do CRAS não corresponde necessariamente à jornada de trabalho da sua equipe de referência, pois essa decisão é do gestor municipal. Caso a jornada de trabalho da equipe seja de 4 horas diárias, será necessário dispor de duas equipes de referência para cumprir as 8 horas diárias de funcionamento do CRAS.

II. O acolhimento social é um processo de intervenção profissional que envolve a escuta social qualificada. Através dessa técnica, o assistente social busca agravar o problema de determinada situação no âmbito individual e, em seguida, prover assistência médica ou jurídica ao cidadão em situação de vulnerabilidade.

Marque a alternativa CORRETA:
Paula (2014) afirma que: “por meio dos esforços teórico-políticos da intenção de ruptura constituímos na década de 1980 e consolidamos em 1990 um projeto ético-político profissional inspirado na tradição marxista, que configurou-se como direcionamento para todos os assistentes sociais identificados com os propósitos dessa vertente do Processo de Renovação. Estando esse projeto profissional articulado a um projeto societário que propõe a superação da ordem capitalista, fazem-se necessárias mediações entre a projeção, a meta, o objetivo e a realidade. Nesse sentido, o projeto ético-político consolidado no Serviço Social, nos anos de 1990, constitui-se em um importante instrumento orientador do exercício profissional que se quer crítico e comprometido com os usuários. No entanto, o projeto profissional em questão exigiu dos assistentes sociais a formulação de estratégias e táticas que pudessem estabelecer mediações entre os princípios defendidos por esse projeto e a realidade profissional vivenciada pela categoria. As estratégias são, portanto, mediações importantes que se colocam entre projeções e operacionalização das intenções. No entanto, elas necessitam, ainda, da construção de táticas que possam aproximá-las da realidade”. Nesse sentido, a partir do pensamento da autora, o que são as estratégias e as táticas respectivamente?