Filtrar


Questões por página:

Analise as afirmativas a seguir:


I. O floema é encontrado geralmente no lado externo de tecidos vasculares primários e secundários. Nas plantas com crescimento secundário, o floema constitui a casca interna. A remoção desta casca em ramos de árvores (o conhecido anelamento) provoca o acúmulo de materiais translocados das folhas na região acima do corte.

II. O xilema é o tecido que transporta a água e os sais minerais das raízes para a parte aérea da planta. O floema, por sua vez, é o tecido que transloca os produtos da fotossíntese das folhas maduras para as áreas de crescimento e de estoque (como as raízes, os frutos, as folhas jovens etc.).


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. As folhas maduras são capazes de produzir resíduos de fotossíntese em proporção maior do que o necessário para o processo de germinação de uma planta. Esse descompasso no trabalho das células vegetais é denominado de lixiviação, que é responsável por suprir as carências minerais das plantas.

II. Os materiais no floema são translocados exclusivamente em uma direção e o processo de translocação é definido pela gravidade. Ou seja, os materiais são translocados de áreas de suprimento, conhecidas como fontes, para áreas de consumo (metabolismo) ou estoque, conhecidas como drenos, sempre seguindo o sentido gravitacional.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. O nitrogênio é um nutriente cujo transporte no floema independe da forma química, podendo ser transportado nas formas orgânica (íons metálicos) e inorgânica (glutamato, aspartato, glutamina e asparagina).

II. No xilema também são encontrados solutos orgânicos, como os produtos da assimilação do nitrogênio (os aminoácidos, glutamina e asparagina, e os ureídeos, ácido alantóico, alantoína e citrulina), dentre outros.


Marque a alternativa CORRETA:

mostrar texto associado
Cabe ao curador proceder exames periódicos na colação para evidenciar: material inconvenientemente preparado e sujeito à decomposição, exemplares atacados por insetos ou por fungos, frascos com líquido preservador a completar.
Plantas capazes de tolerar ambientes salinos são chamadas halófitas. Em geral, esses ambientes são pobres em nutrientes, e as plantas estão submetidas à forte luminosidade. Sob tais condições, estas espécies podem apresentar alterações morfológicas como: