Filtrar


Questões por página:
Vários frutos de espécies nativas possuem grande potencial de comercialização, como os frutos do umbuzeiro (Spondias tuberosa), por exemplo. No entanto, o cultivo comercial dessa espécie é limitado pela dificuldade da obtenção de mudas, principalmente devido à necessidade de superar a dormência de suas sementes. Com o intuito de quebrar essa dormência, uma possibilidade seria expor as sementes ao fitormônio:
Analise as afirmativas a seguir:

l. No corpo primário das plantas, as células parenquimáticas ocorrem comumente sob a forma de massas contínuas na medula de caules, no córtex de caules e raízes, no mesófilo de folhas e na polpa de frutos.

II. O Xilema é o principal tecido condutor de água dos vegetais vasculares, permitindo a condução de sais minerais, o armazenamento de substâncias alimentares – no parênquima axial e radial – e a sustentação da planta.

III. Nos vegetais, os protoplastos das células parenquimáticas comunicam-se uns com os outros por intermédio de delgados filamentos citoplasmáticos, denominados plasmodesmos, que podem agrupar-se nas pontuações ou distribuir-se por determinadas paredes.

Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:

I. A epiderme é a camada celular mais interna do corpo primário de um vegetal e constitui o sistema de tecido de revestimento das flores, dos frutos e das sementes nesses seres, bem como raízes e caules até o início do crescimento secundário, quando é substituída pelo tecido biliar.

II. Nos vegetais adultos, após as divisões das células meristemáticas para formar tecidos jovens, estas subsequentemente aumentam de tamanho, sendo estes dois processos os responsáveis pelo crescimento de regiões particulares da raiz, do caule e das folhas.

III. Na maioria das plantas vasculares, as raízes constituem a porção subterrânea do esporófito e são especializadas na fixação e na absorção, mas também cumprem funções de armazenamento e de condução.

Marque a alternativa CORRETA:
As raízes vegetais, além das funções de fixação ao substrato e absorção de seiva mineral, podem desempenhar outras funções. Há certas raízes, por exemplo, que armazenam reservas nutritivas, principalmente sob a forma de amido. Essas raízes são classificadas como:
Os manguezais ou florestas de mangue podem ser encontrados em vários locais da costa brasileira; eles são característicos das regiões em que o mar encontra com a água doce dos rios.
Entre as adaptações encontradas em algumas plantas do manguezal estão as ramificações das raízes conhecidas como pneumatóforos. Essas estruturas são importantes adaptações do vegetal pois