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A palavra lúdico vem do latim “ludus” que significa brincar. Analise sobre a ludicidade na educação:


I– O brincar na educação, pode ter características pedagógicas quando a brincadeira tem intencionalidade de aprendizagem ou apenas ser uma brincadeira livre;

II– O jogo na educação é caracterizado como uma atividade lúdica;

III– Os brinquedos no ambiente escolar possibilitam o trabalho lúdico com as crianças.


Dos itens acima:

Kishimoto (1999 apud Souza 2008, s/p) definiu a Brinquedoteca como "espaço de animação sociocultural que é encarregado da transmissão da cultura infantil como também pelo desenvolvimento da socialização, integração social e construções das representações infantis".
Com base neste conceito podemos afirmar que:
I. Não é relevante a existência de uma brinquedoteca no ambiente escolar.
II. O trabalho desenvolvido no ambiente de uma brinquedoteca possibilita a ressignificação do conhecimento adquirido.
III. A brinquedoteca pode valorizar as emoções e a sensibilidade dos educandos.

Assinale a alternativa incorreta sobre a importância da Ciências na Educação Infantil.

A respeito da importância dos jogos no contexto da educação, analise as assertivas.

I. A ludicidade através dos jogos, é necessária para a construção e a afirmação do sujeito criativo e construtor da sua história.
II. A escola ao valorizar os jogos educacionais, estendendo-o também ao ato pedagógico, ajuda às crianças a formarem um bom conceito de mundo, um mundo onde a afetividade é acolhida, a sociabilidade vivenciada, a criatividade estimulada e os direitos da criança respeitados.
III. As atividades lúdicas, através dos jogos, como recursos da prática educativa devem estar presentes no cotidiano das salas de aula visando não só o desenvolvimento emocional das crianças, como também a compreensão por parte dos educadores sobre os limites e as possibilidades de trabalhar as questões afetivas no contexto escolar.

Estão CORRETAS:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Os jogos e as brincadeiras auxiliam sobremaneira no aprimoramento da motricidade, no desenvolvimento dos sentidos e de outros pontos essenciais como noções de espaço, linguagens geométricas, contagem, resolução de problemas, noções de quantidades, números, noções de tempo etc. II. Na criança com paralisia cerebral, pode-se perceber algumas dificuldades típicas como, por exemplo, as alterações no desempenho motor ao escrever. III. Não é papel do educador promover os meios que facilitem a apropriação do sistema de escrita por parte dos educandos.
Marque a alternativa CORRETA: