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Ao solicitar às crianças que produzam um parágrafo com as palavras formadas, a professora nega a autoria individual.
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Ao solicitar que as crianças digam e depois escrevam as palavras que formaram, a professora está reforçando a ligação entre fonema e grafema.
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Ao utilizar essa brincadeira em sala de aula, a professora está fazendo a adequada transição da educação infantil para o ensino fundamental e, ao mesmo tempo, apurando o processo de alfabetização.
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A proposta do jogo impossibilita a reflexão e a interpretação de situações práticas da vida cotidiana das crianças.

No que concerne à relevância da consciência fonológica para o processo de alfabetização e às etapas da alfabetização, bem como à construção e ao desenvolvimento da leitura e da escrita, julgue o item a seguir.


A consciência fonológica da língua deve ser estimulada por meio do trabalho com a oralidade, à medida que situações de aprendizagem como jogos, contação de histórias, músicas, teatros, declamações e brincadeiras em rodas oportunizam a realização de atividades que exploram rimas, aliterações, consciência silábica, identidade fonêmica e segmentação de frases.