Filtrar


Questões por página:
O uso de jogos e brincadeiras em algumas instituições de educação infantil é criticado quando assume “um papel pedagogizante, não garantindo o tempo e o espaço necessários para que a criança vivencie situações lúdicas e possa produzir sua própria cultura” (MASCIOLI,2010, p.107). Para enfrentar esse problema, ao utilizar o jogo e a brincadeira em seu trabalho educativo, o professor necessita desenvolver:
Todo profissional que atua na educação infantil precisa organizar sua prática com base em dois eixos estruturantes:
Ao fazer escolhas metodológicas para o trabalho na educação infantil, o professor deve considerar o uso do jogo como:
Leia o registro de uma atividade desenvolvida com crianças na educação infantil.

“Durante o recreio, Teresa propõe uma brincadeira de amarelinha à turma. Voltando à sala de aula, sugere que todas as crianças façam a representação gráfica da atividade. Surgem reclamações de vários cantos: ‘Não sei desenhar’, ‘Como faz isso?’, ‘É difícil’, ‘Não quero fazer’, ‘Pode desenhar outra coisa?’ - Não tem problema. Vou fazer o modelo para vocês, aí fica mais fácil – diz a professora. Teresa se dirige ao quadro, faz o traçado da amarelinha e escreve o nome da brincadeira, completando: - Olha, eu fiz o desenho e escrevi o nome... é só copiar”

(SEBER, Maria da Glória. Psicologia do Pré-escolar: uma visão construtivista. São Paulo: Moderna,1995, p.39-40)

A atitude de Teresa denota:
Desde o nascimento, as crianças participam de situações comunicativas cotidianas com as pessoas com as quais interagem. Por sua vez, na Educação Infantil, é importante promover: