Filtrar


Questões por página:
Na proposta pedagógica para a educação infantil, referendada nos documentos normativos oficiais, os verbos conviver, brincar, participar, explorar, comunicar e conhecer-se indicam:
A presença dos jogos e das brincadeiras nas instituições de Educação Infantil se justifica, principalmente, pela:
Sabe-se que brincar é uma realidade na vida das crianças e, para que brinquem, é suficiente que não sejam impedidas de exercitar sua imaginação. Dadas as afirmações referentes à brincadeira para criança, leia:
I- Brincando a criança aprende a distinguir seus desejos e fantasias da realidade; II- Ao brincar a criança perde a autonomia; III- O brinquedo participa da vida da criança a partir dos dois anos de idade; IV- A brincadeira é de fundamental importância para o desenvolvimento infantil; V- O jogo é um excelente recurso para estimular a aprendizagem
Dos itens acima:

Ao escolher os brinquedos para realizar atividades com crianças é preciso avaliar o desenvolvimento que se alcançará e também o grau de periculosidade que eles podem oferecer. Analisando cada faixa etária para selecionar o brinquedo ideal, podemos afirmar que:
A metodologia que envolve a criança no processo de aprendizagem e desenvolvimento usando de seu próprio mundo de imaginação e fantasia e trabalhando pedagogicamente suas particularidades por meio de atividades que remetem ao brincar é chamada de: