Filtrar


Questões por página:
Estudos já comprovam que os brinquedos auxiliam no trabalho de desenvolvimento da criança, desde que utilizados em atividades lúdicas e criativas, para estimular seu desenvolvimento afetivo, social, cognitivo e psicomotor. Diante desta confirmação foi preciso adequar os espaços e tempos do ambiente educacional para atender de forma satisfatória a proposta pedagógica desta ação. Neste contexto surge o conceito de:
Há muitas concepções do processo educacional presentes na Educação Infantil, desde práticas assistencialistas até as que buscam antecipar para as pré-escolas conteúdos e metodologias do Ensino Fundamental. Dentre tantas possibilidades encontra-se a concepção que percebe a Pré-Escola como um momento privilegiado para estimular o desenvolvimento integral da criança, o que leva a um conjunto de práticas que:

No livro Aprender e ensinar na educação infantil, Bassedas (1999), são elaboradas etapas organizadas para direcionar o trabalho na educação infantil, de acordo com a idade das crianças.

Ao reunir capacidades motoras, cognitivas e afetivas e ainda discutir as condições sociais, as autoras conferem um título que esclarece o que foi nomeado de

Conforme Tizuko Kishimoto (2009), é correto afirmar que a brincadeira na teoria piagetiana é

Julgue o próximo item, a respeito das competências e habilidades do currículo de Pernambuco para o componente de educação física nos ensinos fundamental e médio e para a área de linguagens e suas tecnologias no ensino médio.


Na unidade brincadeiras e jogos, o foco é voltado para as influências exercidas por determinados contextos e grupamentos sociais sobre a configuração de práticas regulamentadas de movimento corporal.