Filtrar


Questões por página:
De acordo com Valenzuela (2005), o brincar é fundamental para o desenvolvimento do aluno e a falta desta influenciará em sua idade adulta. Tem papel fundamental no seu desenvolvimento social, além de contribuir para a sua inteligência instigando-a criar, a imaginar e a vivenciar a situação criada. Brincar nada mais é do que uma fonte de __________________ e ____________________. (VALENZUELA,2005). Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
Os jogos motores trazem oportunidades de aprendizagens sociais pois as crianças aprendem a colaborar umas com as outras, combinando e respeitando as etapas que devem ser seguidas. Em relação aos jogos motores, é correto afirmar que:

A dimensão simbólica representa a possibilidade de construção de imagens e a busca de sentidos e significados no mundo natural e sócio - cultural. Desse modo, é primordial para que a criança consiga representar o que percebe e atribua um significado similar ou distinto, portanto um instrumento que a auxilia a alcançar aprendizagens mais complexas. Assim, essa dimensão simbólica aparece de modo privilegiado, (SARMENTO,2004) Atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as afirmativas a seguir.


( ) Na fantasia do real, que representa uma forma particular de compreensão do mundo.

( ) Na interatividade da forma da criança se relacionar com outras crianças.

( ) No processo de reiteração, o uso de tempo recursivo.

( ) Na fantasia do real, uma forma da criança transpor o mundo real, construindo - o de forma imaginativa.

( ) Como ludicidade, pura imaginação.


Assinale a alternativa que apresente, de cima para baixo, a sequência correta:

O trabalho da psicomotricidade se dá por duas vertentes, uma é a psicomotricidade funcional, que toma como referência inicial o perfil psicomotriz da criança avaliada, perfil traçado através de testes padronizados. E a outra é a psicomotricidade relacional que se serve de métodos não diretivos, que é a usada dentro das instituições escolares, pois usa o jogo como atividade-meio, como elemento pedagógico, propicia à criança o ato de criar, representar e usar a imaginação, porém a partir de uma ação pedagógica previamente elaborada pelo professor. São funções psicomotoras: I. Relaxamento total, diferencial e segmentar; II. Organização espacial e temporal, ritmo; III. Lateralidade, equilíbrio; IV. Esquema corporal, tônus da postura; V. Coordenações globais, motricidade fina; VI. Atenção, percepção.

Para que crianças de um grupo da Educação Infantil aprendam a pular corda, a professora conta alto até três antes de mover a corda.

Essa atividade contribui para desenvolver nas crianças