Filtrar


Questões por página:
Em uma de suas primeiras análises da sociedade moderna, Marx, s.d., destaca o caráter contraditório que assola os homens em suas vivências concretas. Assevera ele que, “o homem leva, não só no plano do pensamento, da consciência, mas também no plano da realidade, da vida, uma dupla vida: uma celestial e outra terrena, a vida na comunidade política, na qual ele se considera um ser coletivo, e a vida na sociedade civil, em que atua como particular; considera outros homens como meios, degrada-se a si próprio como meio e converte-se em joguete de poderes estranhos” A instituição política e social a qual, segundo Marx, no aludido texto, atua como vértice de tal duplicidade é a(o):
Marx inicia sua grande crítica do sistema capitalista pela análise da mercadoria. Tal atitude deve-se ao fato de a mercadoria desempenhar um lugar central na constituição desse sistema. À mercadoria cabe satisfazer às necessidades tanto do estômago quanto as da fantasia. Esse primado lógico que Marx lhe confere é devido ao fato de ela, no âmago das sociedades modernas, desempenhar o papel de unidade fundamental de expressão da(o):
Figura incontornável a qualquer discussão sobre o mundo do trabalho o conhecimento acerca das reflexões de Karl Marx sobre tal tema. Em uma das melhores sínteses sobre esse assunto, o professor de sociologia da Universidade de Paris-V, Jan Spurk, assevera com contundência que Marx recusa vivamente a ideia de que o trabalho seja um dado natural. O trabalho é forjado, condicionado e socializado para tornar-se a parte efetivamente geradora do valor no âmbito do processo de reprodução ampliada do capital.(Karl Marx, in, MERCURE, D. & SPURK, J (orgs),2005)
O conceito a seguir que perfaz plenamento tal aspecto fundamental é o de:
Identifique a alternativa que corresponde ao conceito de ideologia desenvolvido por Karl Marx.
O materialismo histórico dialético é o método de análise da sociedade criado por Karl Marx, um dos clássicos da Sociologia. A respeito desse método, é possível afirmar que