Filtrar


Questões por página:
Em 1848, Karl Marx e Friedrich Engels publicaram o Manifesto Comunista. Segundo seus autores, “a burguesia desempenhou na História um papel iminentemente revolucionário. Onde quer que tenha conquistado o poder, a burguesia destruiu as relações feudais, patriarcais e idílicas. Rasgou todos os complexos e variados laços que prendiam ao homem feudal e seus superiores naturais, para só deixar subsistir, de homem para homem, o laço do frio interesse. [...] Fez da dignidade pessoal um simples valor de troca; substituiu as numerosas liberdades, conquistadas duramente, por uma única liberdade sem escrúpulos: a do comércio. Em uma palavra, em lugar da exploração dissimulada por ilusões religiosas e políticas, a burguesia colocou uma exploração aberta, direta, despudorada e brutal. [...] Tudo o que era sólido e estável se desmancha no ar, tudo o que era sagrado é profanado e os homens são obrigados finalmente a encarar sem ilusões a sua posição social e as suas relações com outros homens”. (MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O manifesto comunista. São Paulo: Boitempo,2001, p.42-43.)
Com base nessa passagem de O Manifesto Comunista, assinale a alternativa correta.
A realidade das classes sociais no século XX se torna bem mais complexa do que aquela com a qual Marx se deparou no século XIX. O Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais traça orientações para o ensino do tema desigualdade social e as classes sociais – a pluralidade de classes no século XX e XXI. Com base nas orientações, assinale a alternativa correta.
Na segunda metade do séc. XX, o economista Mancur Olson dirigiu ao marxismo a crítica de que por mais precária que seja a situação que os membros da classe operária compartilhem, esta não se apresenta como uma razão suficiente para que os mesmos se reúnam para lutar por seus direitos. Sobre o posicionamento de Olson, de acordo com Conteúdo Básico Comum (CBC), assinale a alternativa incorreta.
A emergência do capitalismo implica o advento de uma economia de larga escala, sem fronteiras nacionais, a qual requer uma administração de molde racional, em contraste com administrações de caráter tradicional (feudal ou patrimonialista), própria de economias de subsistência ou de alcance reduzido. Sobre o ensino do tópico a natureza do mundo moderno na visão de Karl Marx, de acordo com as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.

Se os clássicos da disciplina enfrentaram, por um lado, o desafio de abrir espaço para uma nova disciplina entre disciplinas do comportamento humano já existentes e bem estabelecidas, por outro, enfrentaram também, enquanto sociólogos, o desafio de compreender o mundo em que viviam. Sobre o ensino do Eixo Temático 2 – Análise sociológica do mundo moderno: a sociedade em que vivemos, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) As concepções de ordem social fundadas na “Velha Sociedade”, as ideias de ordem divina e de posição fixa na hierarquia estamental já não eram capazes de explicar o que estava ocorrendo com a sociedade europeia e americana no final do séc. XVIII e no decorrer do séc. XIX.

( ) No Manifesto Comunista de 1848, Marx afirmou que o traço distintivo do sistema capitalista moderno é seu caráter racionalizado da empresa moderna.

( ) Durkheim e Weber não foram os primeiros a se ocupar das transformações que abalaram as estruturas estamentais.

( ) O advento do capitalismo significou uma ruptura radical com toda ordem precedente.

( ) O Manifesto Comunista é visto como um documento que pioneiramente descreve as características da modernidade, que podem ser resumidas na frase “tudo que é sólido desmancha no ar”.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.