Filtrar


Questões por página:

Acerca da ética do psicólogo, julgue o item subsequente.


Assuntos multiprofissionais e relativos à intervenção em que o trabalho do psicólogo esteja diretamente envolvido permitem que ele possa realizar interrupção voluntária e definitiva do serviço sempre que julgar necessário.

Toda profissão se define a partir de um corpo de práticas que busca atender demandas sociais, norteado por elevados padrões técnicos e pela existência de normas éticas que garantam a adequada relação de cada profissional com seus pares e com a sociedade como todo. (Resolução CFP nº 010/05.)
Ao psicólogo é vedado, EXCETO:
Pode-se afirmar que o relatório ou laudo psicológico é uma peça de natureza e valor científico. Portanto, os termos técnicos devem estar acompanhados das explicações e conceitos com embasamento teórico que sustentem as afirmações. (Resolução CFP nº 007/2003 p.3.)
Fazem parte da estrutura do relatório ou laudo psicológico, EXCETO:
O psicólogo, na elaboração de seus documentos, deverá adotar como princípios norteadores as técnicas da linguagem escrita e os princípios éticos, técnicos e científicos da profissão. (Resolução CFP nº 007/2003 p.3.)
Em relação aos princípios da linguagem escrita, é correto afirmar que:
Com relação aos princípios éticos que regem a atuação dos profissionais de psicologia, julgue o item seguinte.

Considera-se antiética a atuação profissional do psicólogo que se orienta por convicções pessoais, valores políticos e exigências de gestão de dirigentes.