Filtrar


Questões por página:

De acordo com a Resolução CFP 05/2010, sobre a Declaração Psicológica, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) Consiste em um documento que certifica, com fundamento em um diagnóstico psicológico, uma determinada situação, estado ou funcionamento psicológico, com a finalidade de afirmar as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita.

( ) É o documento psicológico mais objetivo e sucinto entre todos. Responde a solicitações pontuais que visam a informar situações que envolvem dia(s), horários e tempo de atendimento da(o) paciente/cliente e/ou da pessoa que a(o) acompanha.

( ) Nunca deve apresentar registro de sintomas, estados psicológicos, ou qualquer outra informação que diga respeito ao funcionamento psicológico da pessoa atendida.

( ) Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida.

O Código de Ética Profissional do Psicólogo cita os princípios fundamentais do mesmo. Informe verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) O psicólogo não contribuirá para promover a universalização do acesso da população às informações, ao conhecimento da ciência psicológica, aos serviços e aos padrões éticos da profissão.

( ) O psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, aceitando situações em que a Psicologia esteja sendo aviltada.

( ) O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

( ) O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

( ) O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural.

Com relação ao Código de Ética Profissional do Psicólogo, analise as asserções e a relação proposta entre elas, e assinale a alternativa correta.


I. Um Código de Ética profissional, ao estabelecer padrões esperados quanto às práticas referendadas pela respectiva categoria profissional e pela sociedade, procura fomentar a auto-reflexão exigida de cada indivíduo acerca da sua práxis, de modo a responsabilizá-lo, pessoal e coletivamente, por ações e suas consequências no exercício profissional.

II. Logo, a missão primordial de um código de ética profissional não é de normatizar a natureza técnica do trabalho e, sim, a de assegurar, dentro de valores relevantes para a sociedade e para as práticas desenvolvidas, um padrão de conduta que fortaleça o reconhecimento social daquela categoria.

De acordo com a Resolução nº 6, de 29 de março de 2019, analise as assertivas e assinale a alternativa correta. I. O Atestado Psicológico é o documento mais objetivo e sucinto entre todos. Responde às solicitações pontuais que visam informar situações que envolvem dia, horário e tempo de atendimento do paciente. II. É vedado o registro de sintomas, situações ou estados psicológicos na Declaração. III. O Laudo Psicológico visa a comunicar a atuação do profissional da psicologia em diferentes processos de trabalho já desenvolvidos ou em desenvolvimento, podendo gerar orientações, recomendações, encaminhamentos e intervenções pertinentes à situação descrita no documento, não tem como finalidade de produzir diagnóstico. IV. Os procedimentos a serem descritos no Relatório Psicológico dizem respeito a descrição de toda e qualquer atividade, técnica, argumentação técnico-científica e considerações éticas utilizadas na prestação de serviço psicológico e devem basear-se em evidências científicas.
Conforme o Código de Ética do Psicólogo, quanto a fixação da remuneração requerida pelo seu trabalho, assinale a alternativa incorreta.