Filtrar


Questões por página:
De acordo com o atual Código de Ética dos Psicólogos, coloque 1 (um) no que se refere aos Princípios Fundamentais e 2 (dois) ao que compete às Responsabilidades do Psicólogo, e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) Ter, para com o trabalho dos psicólogos e de outros profissionais, respeito, consideração e solidariedade e quando for solicitado, colaborar com estes, sempre que for possível. ( ) Prestar serviços psicológicos de qualidade em condições apropriadas à natureza desses serviços, baseando-se nos princípios éticos da legislação profissional, conhecimento de técnicas fundamentadas na ciência psicológica. ( ) Atuar com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural. ( ) Zelar para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em que a Psicologia esteja sendo aviltada.
A Resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) nº 010/2017 dispõe sobre a Política de Orientação e Fiscalização do Sistema Conselhos de psicologia. A respeito das Comissões de Orientação e Fiscalização (COFs) dos conselhos Regionais de Psicologia (CRPs), assinale a alternativa correta.
Em conformidade com a Nota Técnica de Orientação às(aos) Psicólogas(os) sobre Avaliação da Capacidade Decisional de Pessoas com Deficiência e/ou com Doenças Crônicas e em relação à demanda por avaliação psicológica, tendo como complemento as orientações constantes na Nota Técnica nº 04/2019 do Conselho Federal de Psicologia, analise as assertivas abaixo:
I. A avaliação psicológica da capacidade decisional não é uma avaliação global. Tratará sempre de domínios específicos, tais como: financeiro, afetivo, de saúde, educação, autocuidado etc.
II. Na avaliação psicológica de capacidade decisional, quando observado prejuízo da capacidade decisional, a(o) psicóloga(o) deve informar a dimensão a que o prejuízo se refere e indicar a necessidade de utilização de recursos de tomada de decisão apoiada.
III. A avaliação psicológica de capacidade decisional substitui a avaliação de deficiência intelectual, de capacidade ou transtorno mental.
Quais estão corretas?

A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas. Ela é dinâmica, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária. Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins aos quais a avaliação se destina.


Fonte: Cartilha sobre Avaliação psicológica do CFP, Junho/2007.


Considerando o texto apresentado e de acordo com a resolução CFP nº 007/2003, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:


( ) O atestado, o laudo e o parecer são documentos decorrentes da avaliação psicológica e devem ser cuidadosamente elaborados, levando em consideração todo rigor técnico e científico.

( ) A finalidade do laudo psicológico será a de apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo da avaliação psicológica, relatando sobre o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico e evolução do caso, orientação e sugestão de projeto terapêutico.

( ) A declaração deverá conter em sua estrutura a demanda trazida pelo cliente referentes à problemática apresentada e dos motivos, razões e expectativas que produziram o pedido do documento.

( ) O parecer tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma “questão problema”, visando elucidar as dúvidas que estão interferindo na decisão.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Privacidade e sigilo são princípios norteadores da prática profissional do psicólogo. Sobre a importância e os limites do sigilo profissional, o Código de Ética Profissional do Psicólogo é explícito ao afirmar que: