Filtrar


Questões por página:
O aumento das condições crônicas, responsáveis por 66% da carga de doenças no Brasil, das comorbidades e dos estilos de vida pouco saudáveis; o incremento da violência, sofrimento psíquico e drogadição; e o convívio com problemas associados à pobreza e à exclusão social, exigem Redes de Atenção à Saúde (RAS) coordenadas pela Atenção Primária à Saúde (BRASIL,2022). Nesse contexto, o Ministério da Saúde definiu como compromissos prioritários de governo a organização de redes temáticas: Rede Cegonha, Rede de Atenção às Urgências e Emergências, Rede de Atenção Psicossocial, Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas.
Fonte: Brasil. Curso I: Regulação de Sistemas de Saúde do SUS: módulo 4: Redes de Atenção à Saúde.1. ed. rev. Brasília: Ministério da Saúde,2022.

Qual destas cinco RAS teve seu nome alterado por meio da Portaria GM/MS Nº 5.350, de 12 de setembro de 2024?
Fonte: Portaria GM/MS Nº 5.350, de 12 de setembro de 2024. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prc0003_03_10_2017.html#ANEXOVI

Sobre a portaria n.º 1600/2011, que reformula a Política Nacional de Atenção às urgências e institui a rede de atenção às urgências no Sistema Único de Saúde, o Art.2.° constitui como diretrizes da Rede de Atenção às Urgências, as seguintes afirmativas:

I. ampliação do acesso e acolhimento aos casos agudos demandados aos serviços de saúde em todos os pontos de atenção, contemplando a classificação de risco e intervenção adequada e necessária aos diferentes agravos (§ I).

II. regionalização do atendimento às urgências com articulação das diversas redes de atenção e acesso regulado aos serviços de saúde (§ III).

III. garantia de implantação de modelo de atenção de caráter uniprofissional, compartilhado por atendimento individual (§ V).

IV. monitoramento e avaliação da qualidade dos serviços através de indicadores de desempenho que investiguem a efetividade e a resolutividade da atenção (§ IX).

V. participação e controle social dos usuários sobre os serviços de atenção básica (§ XI).

Sendo assim, está correto o que se afirma em:

Promover uma escuta qualificada às necessidades do usuário, garantindo que todos sejam atendidos com prioridades definidas a partir da avaliação de vulnerabilidade, gravidade e risco, tem relação com a prática da seguinte diretriz da Política de Humanização do SUS:
Na Política Nacional de Humanização do SUS, o princípio da Transversalidade diz respeito a
Uma forma da sociedade participar do SUS é através dos Conselhos e Conferências de Saúde.
Sobre esses órgãos é correto afirmar que