Filtrar


Questões por página:

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. São alguns dos princípios corretamente definidos pelo Art.4º da Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010:


I. igualdade de condições para o acesso, inclusão, permanência e sucesso na escola;

II. liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;

III. singularidade de ideias e de concepções pedagógicas;

IV. respeito à liberdade e aos direitos;

V. coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

VI. garantia restrita de gratuidade do ensino público em estabelecimentos municipais.

A Resolução nº 4, de 13 de Julho de 2010, que define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, tem por objetivos, EXCETO
O Conselho Escolar, entre outros mecanismos, tem papel decisivo na gestão democrática da escola, se for utilizado como instrumento comprometido com a construção de uma escola cidadã. Assim, constitui se como um órgão colegiado que representa a comunidade escolar e local. O Conselho Escolar deve estar atento a alguns aspectos extremamente relevantes ao processo educacional, compreendendo que:
Assinale a alternativa CORRETA:
I. O projeto de educação que a escola vai desenvolver, dando sentido às suas ações, deve ser discutido, deliberado e seguido por todos. II. O sentido de pluralidade nas relações sociais da escola, com respeito às diferenças existentes entre os sujeitos sociais, deve ser a marca do processo educativo. III. A unidade do trabalho escolar deve ser garantida utilizando-se o Projeto Político-pedagógico da escola como instrumento para impedir a fragmentação das ações. IV. A aprendizagem é decorrente da construção coletiva do conhecimento e não se basta à transmissão de informações. V. O tempo pedagógico precisa ser utilizado da melhor forma possível, organizando-o de acordo com as peculiaridades e necessidades da escola.
Estão CORRETAS:
Analise o texto abaixo:
De acordo com o artigo 7o da Resolução CNE/CP no 2, de 22/12/2017, os currículos escolares relativos a todas as etapas e modalidades da Educação Básica devem ter (1) como referência obrigatória e incluir uma parte diversificada, definida pelas instituições ou redes escolares de acordo com (2), as diretrizes curriculares nacionais e o atendimento das características regionais e locais, segundo normas complementares estabelecidas pelos órgãos normativos dos respectivos Sistemas de Ensino.
a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.
Consta na Resolução CNE/CP no 2, de 22/12/2017, que as instituições ou redes de ensino devem intensificar o processo de inclusão dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades nas classes comuns do ensino regular, garantindo condições de acesso e de permanência com aprendizagem, buscando: