Filtrar


Questões por página:
Um bloco de massa 5 kg encontra‐se inicialmente em repouso apoiado sobre um plano horizontal. Num dado instante o bloco passa a ser empurrado por uma força constante de intensidade 30N e direção paralela ao plano. Sendo o coeficiente de atrito cinético igual a 0,2, quanto tempo o bloco levará para deslocar uma distância de 8 m?
Uma força resultante de 8N é aplicada a um corpo de massa desconhecida proporcionando uma aceleração de 2,50 m/s2 . Se a esse mesmo corpo fosse aplicada uma força resultante de 12N, a aceleração produzida aumentaria para:
A tração no cabo que sustenta um elevador vazio ao subir com aceleração de 2 m/s2 equivale a 1,8 .104 N num local em que a aceleração da gravidade é 10 m/s2 . A massa desse elevador equivale a:

Durante um resgate em um edifício, bombeiros descem com um objeto na vertical pressionando-o contra a parede. Nessa descida, o objeto escorrega com velocidade constante.


Se a força F, que pressiona o objeto que desce contra a parede, forma um ângulo de 90º com ela, é correto afirmar que a força peso é

Uma pessoa aplica uma força constante F, durante um determinado tempo t, sobre um bloco de massa m inicialmente em repouso, de tal forma que o bloco passa a se mover sob ação exclusiva dessa força resultante. Ao final do tempo t, o bloco adquiriu uma energia cinética E.
Imagem associada para resolução da questão

as mesmas condições anteriores, agora três pessoas farão a mesma força F, em um mesmo intervalo de tempo t, sob o mesmo bloco de massa m inicialmente em repouso.
Imagem associada para resolução da questão

Se na situação inicial a pessoa foi responsável por “entregar” ao bloco uma energia cinética E ao fazer uma força F sobre ele, na segunda situação em que três pessoas empurram o mesmo bloco fazendo a mesma força F, ao distribuir a energia cinética adquirida pelo bloco para as três pessoas, pode-se concluir que cada pessoa “entrega” ao bloco uma energia cinética de