Filtrar


Questões por página:
A dose equivalente é uma medida da dose de radiação num tecido. Esta grandeza tem maior significado biológico que a dose absorvida, pois permite relacionar os vários efeitos biológicos de vários tipos de radiação. A dose equivalente
Suponha que uma lente esférica delgada tem distância focal de 6 cm e que um objeto está se aproximando da lente com velocidade constante de 2 cm/s na direção paralela ao eixo central.
Quando
o objeto se encontra a 10 cm da lente, a velocidade com que a imagem correspondente se afasta da lente é de
Duas lentes esféricas e delgadas, uma convergente de 2 di e outra divergente, de mesmo eixo principal, estão separadas por uma distância de 25cm.

Imagem associada para resolução da questão


Nessas condições, formam um sistema óptico afocal, como ilustra a figura. A convergência da lente divergente é:
Um objeto linear encontra-se em frente a um anteparo vertical localizado a uma distância d. Introduz-se entres eles uma lente convergente, cujo eixo principal é horizontal. Verifica-se que existem duas posições, separadas por uma distância d/2, nas quais a lente sendo colocada, obtém-se imagens nítidas do objeto projetadas no anteparo. Quando a lente está mais próxima do objeto, a altura da imagem é i; quando a lente está mais afastada do objeto, a altura da imagem é i`.
A razão i/i´ é igual a
Gustavo tirou os óculos para limpar suas lentes e, ao terminar, posicionou-as em frente a seu rosto para verificar se ainda havia alguma mancha. Para sua surpresa, percebeu que, se olhasse através de suas lentes para algum objeto, apesar de continuar com a mesma orientação vertical, o objeto parecia ser menor do que seu tamanho real. Com base nessa situação, pode-se concluir que Gustavo utiliza lentes corretivas: