Filtrar
109 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 22
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Crato - CE
Disciplina:
Pedagogia
A prática escolar consiste na concretização das condições que asseguram a realização do trabalho docente. Tais condições não se reduzem ao estritamente "pedagógico", já que a escola cumpre funções que lhe são dadas pela sociedade concreta que, por sua vez, apresenta-se como constituída por classes sociais com interesses antagônicos (LIBÂNEO,2014, 19/21).
Libâneo (2014) organiza um levantamento das tendências pedagógicas que têm se firmado nas escolas pela prática dos professores, fornecendo uma breve explanação dos pressupostos teóricos e metodológicos de cada uma.
I. A Pedagogia Liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papeias sociais, de acordo com as aptidões coletivas. II. A tendência Liberal Renovada acentua, igualmente, o sentido da cultura como desenvolvimento das aptidões coletivas. Mas a educação é um processo externo, não interno; ela parte das necessidades e interesses coletivos necessários para a adaptação ao meio. III. A tendência liberal tecnicista subordina a educação à sociedade, tendo como função a preparação de "recursos humanos"(mão-de-obra para indústria). IV. O papel da escola na Tendência liberal renovada progressivista é o de adequar as necessidades coletivas ao meio social e, para isso, ela não deve se organizar de forma a retratar, o quanto possível, a vida. V. A pedagogia progressista tem-se manifestado em três tendências: a libertadora, mais conhecida como pedagogia de Paulo Freire, a libertária, que reúne os defensores da autogestão pedagógica; a crítico-social dos conteúdos que, diferentemente das anteriores, acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto cor as realidades sociais.
Está correto o que se afirma, apenas, em:
Libâneo (2014) organiza um levantamento das tendências pedagógicas que têm se firmado nas escolas pela prática dos professores, fornecendo uma breve explanação dos pressupostos teóricos e metodológicos de cada uma.
I. A Pedagogia Liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papeias sociais, de acordo com as aptidões coletivas. II. A tendência Liberal Renovada acentua, igualmente, o sentido da cultura como desenvolvimento das aptidões coletivas. Mas a educação é um processo externo, não interno; ela parte das necessidades e interesses coletivos necessários para a adaptação ao meio. III. A tendência liberal tecnicista subordina a educação à sociedade, tendo como função a preparação de "recursos humanos"(mão-de-obra para indústria). IV. O papel da escola na Tendência liberal renovada progressivista é o de adequar as necessidades coletivas ao meio social e, para isso, ela não deve se organizar de forma a retratar, o quanto possível, a vida. V. A pedagogia progressista tem-se manifestado em três tendências: a libertadora, mais conhecida como pedagogia de Paulo Freire, a libertária, que reúne os defensores da autogestão pedagógica; a crítico-social dos conteúdos que, diferentemente das anteriores, acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto cor as realidades sociais.
Está correto o que se afirma, apenas, em:
Concurso:
Prefeitura de Cariacica - ES
Disciplina:
Pedagogia
Boa parte das reflexões sobre a função social da escola no Brasil foi canalizada em torno do debate acerca das tendências pedagógicas. Assim, tomando como mote as discussões de Libâneo, é possível identificar papéis propostos para a instituição escolar nas diferentes pedagogias. Estão corretas as correlações entre o papel da escola e as tendências pedagógicas:
Concurso:
Prefeitura de Palestina de Goiás - GO
Disciplina:
Pedagogia
Em uma concepção de gestão democrático-participativa, Libâneo (2015) baseia-se na relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe. A esse respeito, analise as afirmativas e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F) para cada uma delas que correspondem a essa concepção.
( ) Importância da busca de objetivos comuns assumidos por todos.
( ) Implementação de uma forma coletiva de tomadas de decisões sem, todavia, desobrigar as pessoas da responsabilidade individual.
( ) alto nível de qualificação e competência profissional para que se possa participar das tomadas de decisões.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) Importância da busca de objetivos comuns assumidos por todos.
( ) Implementação de uma forma coletiva de tomadas de decisões sem, todavia, desobrigar as pessoas da responsabilidade individual.
( ) alto nível de qualificação e competência profissional para que se possa participar das tomadas de decisões.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Concurso:
Prefeitura de Palestina de Goiás - GO
Disciplina:
Pedagogia
Segundo Libâneo (2015), a participação é o principal meio de se assegurar a gestão democrática da escola, possibilitando o envolvimento de professionais e usuários no processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar.
A esse respeito marque a alternativa que caracteriza o trabalho em equipe na escola.
A esse respeito marque a alternativa que caracteriza o trabalho em equipe na escola.
Concurso:
Prefeitura de Palestina de Goiás - GO
Disciplina:
Pedagogia
Libâneo (2003) e Saviani (2013) caracterizam as pedagogias progressistas e críticas, assentadas no materialismo histórico-dialético ou em visões humanistas. Com base nas definições dos autores, analise as afirmativas que correspondem a essas concepções pedagógicas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) para cada uma delas.
( ) Pedagogia Crítico Social dos conteúdos e Tecnicista. ( )Pedagogia Tradicional, Histórico-Crítica, Libertária. ( )Pedagogia Libertadora, Libertária, Crítico-Social dos Conteúdos e Histórico-Crítica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) Pedagogia Crítico Social dos conteúdos e Tecnicista. ( )Pedagogia Tradicional, Histórico-Crítica, Libertária. ( )Pedagogia Libertadora, Libertária, Crítico-Social dos Conteúdos e Histórico-Crítica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.