Filtrar


Questões por página:
José Carlos Libâneo, no Capítulo 1: “As Teorias Pedagógicas Modernas Revisitadas pelo Debate Contemporâneo na Educação”, disponível no livro “Educação na era do conhecimento em rede e transdiciplinaridade”, (2005), apresenta um esboço de um quadro geral das correntes pedagógicas contemporâneas. No que se refere ao tópico “A corrente racional-tecnológica”, marque a alternativa correta.

Correlacione as correntes com as modalidades listadas a seguir, considerando o que Libâneo (2005) explica sobre as teorias pedagógicas contemporâneas, também chamadas de correntes pedagógicas:

Correntes


1

Racional - tecnológica

2

Neocognivistas

3

Sociocriticas

4

Holísticas

5

Pós-modernas


Modalidades


a

Construtivismo pós-piagetiano - Ciências cognitivas

b

Ensino de excelência - Ensino Tecnológico

c

Sociologia critica do curriculo - Teoria histórico-cultural - Teoria sócio-cultural - Teoria sócio-cognitiva - Teoria da ação comunicativa

d

Pós-estrutruralismo - Neo-pragmatismo

e

Holismo - Teoria da Complexidade - Teoria naturalista do conhecimento - Ecopedagogia - Conhecimento em rede


Assinale a alternativa que indique as associações corretas.

Luckesi (2011), quando trata do projeto político pedagógico, ressalta a necessidade de incluir a “Formação do sujeito-cidadão” (p.38). O autor define o termo: “Sujeito-cidadão é aquele que aprendeu a cuidar de si e a cuidar do outro, ambos seres com os mesmos direitos à vida, aos bens necessários para mantê-la, com os mesmos direitos a crenças, valores, e à expressão.” (p.41).

[LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico.1 ed. - São Paulo: Cortez, 2011.]

Assinale a alternativa incorreta em relação a reflexão proposta por Luckesi (2011).
______________ é uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do professor como dos alunos. Através dela, os resultados que vão sendo obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos são comparados com os objetivos propostos, a fim de constatar progressos, dificuldades, e reorientar o trabalho para as correções necessárias (Libâneo,1994).
Marque a alternativa que completa a lacuna no texto CORRETAMENTE.
______________ é uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do professor como dos alunos. Através dela, os resultados que vão sendo obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos são comparados com os objetivos propostos, a fim de constatar progressos, dificuldades, e reorientar o trabalho para as correções necessárias (Libâneo,1994).
Marque a alternativa que completa a lacuna no texto CORRETAMENTE.