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Em uma organização, foi observado que um determinado gerente, no exercício de sua função, usa seu tempo para criar situações para o desenvolvimento do time e promoção de relacionamentos colaborativos entre as pessoas, oferecendo suporte nas situações mais estressantes do dia a dia. Ele desenvolve estratégias de reconhecimento a cada conquista, valoriza as pessoas, demonstra uma preocupação genuína com o sentimento e com o bem-estar da equipe, e tem também habilidades de escuta e de atenção, para aumentar a confiança e as habilidades da equipe. Além disso, ele se preocupa em criar oportunidades, dando autonomia para que as pessoas se empoderem de seus compromissos e dos resultados obtidos.
Esse tipo de abordagem de liderança, que constrói uma relação significativa dos líderes com suas equipes, é baseada numa orientação para a(o)
Muitas vezes, as ações dos líderes são irrelevantes. Nesse contexto, considere as duas situações a seguir.

(i) Um funcionário de uma organização executa uma tarefa altamente estruturada, seguindo procedimentos claros, e as orientações do seu líder são redundantes e nada acrescentam, podendo, até mesmo, funcionar como ruído.
(ii) Um líder de uma organização fica impossibilitado de recompensar o mérito dos melhores funcionários, não podendo adotar ações potencialmente motivadoras, e esse comportamento assinala que pouco importa a maior ou a menor dedicação dos funcionários.

As situações descritas indicam, respectivamente, que
Em uma organização, predominam líderes que enfatizam o trabalho padronizado e as tarefas orientadas. O ponto focal está na finalização de tarefas, com recompensas ou punições, a fim de influenciar e melhorar o desempenho dos empregados, a competitividade, a autoridade hierárquica, o alto controle do líder, a resolução analítica de problemas, a determinação de objetivos e os processos racionais de troca.

Verifica-se que predomina nessa organização uma liderança
Nas relações de trabalho, para além dos salários, é fundamental estimular a motivação dos funcionários para produzirem com maior qualidade e eficiência, bem como incentivá-los a permanecerem na instituição. Em relação à motivação, é possível destacar como um de seus objetivos:
Variadas são as teorias sobre liderança. Entre elas, há aquelas que estudam o comportamento do líder em relação aos subordinados e, a partir da análise de sua conduta, definem o estilo de liderança adotado. Por exemplo, se o líder fixa as diretrizes, determina a tarefa que cada integrante do grupo vai desempenhar, sem qualquer participação do próprio, seu estilo de liderança é denominado: