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De acordo com Chiavenato (2000, p.125), um dos estilos de liderança é caracterizado pela imposição direta de diretrizes pelo líder, sem envolvimento do grupo. Esse líder determina as ações necessárias para a execução das tarefas de forma individual, conforme estas se tornam necessárias, sem seguir um padrão previsível para o grupo. As atribuições são definidas exclusivamente pelo líder, assim como as parcerias de trabalho. Essas características delineiam o estilo de liderança:

No que se refere à função do órgão de recursos humanos, a comportamento organizacional e à competência interpessoal, julgue o item subsequente.

Um dos tipos de liderança apontados pela teoria dos estilos de liderança é o democrático, em que os integrantes do grupo tomam as decisões por conta própria e com total liberdade.

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Assinale a alternativa que representa somente a afirmativas INCORRETAS.
Consideremos que Teresa Cristina, gestora de serviços da Empresa “A”, comanda uma equipe com pessoas que têm aversão ao trabalho e que precisam ser dirigidas e premiadas materialmente para se esforçarem. Maria Fernanda, por sua vez, gestora de serviços da Empresa “B”, comanda uma equipe com pessoas que aceitam responsabilidades e são compromissadas com o objetivo da organização.
É CORRETO afirmar, de acordo com a teoria de McGregor, que:
Em relação aos conceitos de liderança e motivação, julgue como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F), de cima para baixo, as seguintes declarações:
( ) Para o indivíduo voltar ao estado de equilíbrio, é necessário que haja o “mecanismo” da satisfação, segundo o ciclo motivacional de Maslow. ( ) A liderança é dada em função das necessidades de um grupo em determinada situação e consiste numa relação entre um indivíduo e esse grupo.
( ) A liderança democrática caracteriza-se por forte individualismo dos membros do grupo e participação muito limitada do líder. ( ) A liderança autocrática caracteriza-se por ser a que apresenta maior produtividade se comparada com os demais tipos. ( ) A motivação está relacionada com as necessidades que possam ser atendidas na organização, como as necessidades de realização, de poder e de afiliação.