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Em uma reunião da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas de uma universidade federal, duas coordenadoras de setor, Isadora e Clara, debatiam sobre como a organização deveria atuar para garantir mais motivação nos servidores:
Isadora: No meu entendimento, o papel fundamental desta pró-reitoria é criar condições organizacionais e métodos de gestão pelos quais as pessoas possam atingir seus objetivos pessoais por si mesmas, dirigindo seus próprios esforços em direção aos objetivos da universidade.
Clara: Desculpe, mas eu não penso dessa forma. Acho que a pró-reitoria tem que agir, sim, caso contrário as pessoas seriam passivas em relação às necessidades da universidade ou mesmo resistiriam a elas. As pessoas devem ser persuadidas, recompensadas, controladas e, se necessário, coagidas ou punidas. Uma forma de facilitar as coisas é padronizar e dirigir as atividades em função dos objetivos da universidade.
Com base na Teoria Geral da Administração, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Isadora e Clara têm um entendimento coerente com os modelos A e B de organização de Chris Argyris, respectivamente.
II. Isadora e Clara têm um entendimento coerente com os modelos Y e X de organização de Douglas McGregor, respectivamente.
III. Isadora e Clara têm um entendimento coerente com as ideias da abordagem clássica da Administração.
Existem muitas teorias sobre motivação nas organizações. Uma delas é a teoria dos dois fatores, de Herzberg, que define e diferencia os fatores motivacionais dos fatores higiênicos. Assinale a alternativa a seguir que NÃO seja um fator higiênico.
Sylvia C. Vergara (2009) em estudo sobre a gestão de pessoas, ao abordar a questão da liderança, destaca três teorias: a dos traços de personalidade, a dos estilos de liderança e a liderança contingencial (ou situacional). Esta última teoria “desfoca a atenção da figura do líder para o fenômeno da liderança. Alerta que ela é uma relação, ou seja, não se pode falar em líderes sem falar em liderados, não se pode falar em poder sem falar sobre quem ele é exercido. Nessa relação, são considerados três pilares fundamentais: líder, seguidores e situação”. Vergara acrescenta como destaques dessa teoria que, no que concerne
Há um modelo de motivação que a entende como sendo um processo que governa escolhas entre comportamentos. Nesse sentido, existem três fatores que determinam a motivação do indivíduo para produzir em quaisquer circunstâncias em que se encontre. Os objetivos individuais, que podem incluir dinheiro, segurança no cargo, aceitação social e reconhecimento, traduzem o conceito que este modelo designa por:
A liderança é a característica que se espera do gerente e que deve ser demonstrada na condução do processo de trabalho. O estilo de liderança baseado num poder centralizador, no qual as pessoas ficam limitadas às ordens determinadas pelo líder, cumprindo mecanicamente as funções que lhes são atribuídas, recebe a seguinte denominação: