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As organizações bem-sucedidas são aquelas que sabem conquistar e motivar as pessoas para que elas aprendam e apliquem seus conhecimentos na solução dos problemas e na busca da inovação rumo a excelência.
(KOULOPOULOS,1997 apud CHIAVENATO,2009, p.134.)

Para Chiavenato (2005), o trabalho está se tornando cada vez menos físico e cada vez mais mental, a atividade humana está deixando de lado o trabalho braçal, pesado, repetitivo e imitativo para dar espaço cada vez mais ao trabalho criativo e inovador. Os trabalhadores deixaram de ser meros fornecedores de mão de obra para serem fornecedores de conhecimentos aliados à competência. O pedagogo dentro de uma organização tem como um dos objetivos principais auxiliar o desenvolvimento comportamental e psicológico das pessoas, para tanto o treinamento é um dos recursos do desenvolvimento de pessoal. Considerando o exposto, é necessário que o treinamento alcance:

I. Pensamento sistêmico: possibilita verificar que todas as partes de uma organização estão interligadas, ou seja, pensar contemplando o todo.

II. Acompanhamento de mudanças: pode ajudar a equipe a se adaptar a mudanças no ambiente de trabalho, como novas tecnologias ou processos.

III. Melhores relações interpessoais: podem abordar questões de comunicação e trabalho em equipe, melhorando as relações interpessoais no ambiente de trabalho.

IV. Engajamento dos funcionários: investir no desenvolvimento dos funcionários, aumentando seu engajamento e satisfação no trabalho, levando a um ambiente de mais positivo.

V. Evasão de talentos: receber treinamento e desenvolvimento adequados; funcionários são mais propensos a evadir da organização, pois, após melhoria de desempenho, sempre buscam uma melhor adequação profissional.


Está correto o que afirma em

Considerando os determinantes não motivacionais do desempenho, ou seja, as diferenças individuais que interagem com o estabelecimento de objetivos e as estratégias das tarefas, analise as afirmativas a seguir.


I. As pessoas que carecem das habilidades exigidas não poderão executar uma tarefa complexa, mesmo sob as circunstâncias mais favoráveis relacionadas aos objetivos.

II. Existem algumas relações sutis entre a definição dos objetivos, a atenção e a habilidade cognitiva que afetam o desempenho das tarefas determinadas.

III. A motivação e outros fatores se combinam na determinação do desempenho.


Está correto o que se afirma em

O modelo de motivação e desempenho trazido pela teoria de Henry Murray define as necessidades como preocupações recorrentes com determinados objetivos ou situações particulares. Tendo em vista algumas necessidades psicológicas citadas por tal autor, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Realização.
2. Ordem.
3. Autonomia.
4. Lealdade.
5. Apoio.
6. Agressão.

( ) Ajudar os amigos quando estiverem em dificuldades; tratar a todos com generosidade e simpatia; perdoar e fazer favores aos outros; demonstrar afeto e fazer com que as pessoas confiem em si.
( ) Dar o máximo de si; ter êxito; realizar tarefas que requerem habilidade e esforço; ser uma autoridade reconhecida; fazer algo importante; fazer bem um trabalho difícil.
( ) Combater pontos de vista contrários; repreender os outros; retaliar insultos; culpar as pessoas quando comentem erros; criticá-las publicamente; perceber situações de violência.
( ) Participar de grupos de amigos; formar laços fortes; compartilhar fatos com os amigos; escrever para eles; fazer o maior número possível de amigos.
( ) Ser capaz de ir e vir conforme desejar; dizer o que pensa sobre tudo; ser independente dos demais para tomar decisões; agir sem se importar com o que os outros possam pensar.
( ) Manter a limpeza e a ordem; fazer planos de antemão; organizar detalhes do trabalho; organizar de forma que tudo transcreva normalmente e sem alterações.

A sequência está correta em
Tendo em vista que é humanamente impossível que uma pessoa execute sozinha várias rotinas administrativas ao mesmo tempo, ou ainda, que seja responsável por uma quantidade de tarefas além da sua capacidade produtiva, a delegação de autoridade e de responsabilidade constitui‐se como um processo fundamental para o correto funcionamento das organizações. Sobre as principais técnicas de delegação de autoridade, assinale a afirmativa INCORRETA.
A direção é conhecida como a terceira função administrativa, sendo considerada por muitos a mais importante. Isto acontece, porque é esta a etapa responsável por fazer com que as funções administrativas anteriores – planejamento e organização – de fato aconteçam. Assinale a seguir a alternativa que apresenta de forma correta o conjunto de ações que compõe o processo administrativo “direção”.