Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Tendo como referência essas proposições, julgue o item seguinte, a respeito da lógica de argumentação.

O argumento em que as proposições Q1 e Q2 são as premissas e a conclusão é a proposição “Se a empresa privada causar prejuízos à sociedade e se o governo não interferir na sua gestão, a popularidade do governo cairá.” é um argumento válido.



A oposição é a espécie de inferência imediata pela qual é possível concluir uma proposição por meio de outra proposição dada, com a observância do princípio de não contradição. Neste sentido, que poderá inferir - se da verdade, falsidade ou indeterminação das proposições referidas na sequência abaixo se supusermos que a primeira é verdadeira? E se supusermos que a primeira é falsa?

1ª - Todos os comediantes que fazem sucesso são engraçados.

2ª - Nenhum comediante que faz sucesso é engraçado.

3ª - Alguns comediantes que fazem sucesso são engraçados.

4ª - Alguns comediantes que fazem sucesso não são engraçados.
Há uma forma de raciocínio dedutivo chamado silogismo.Nesta espécie de raciocínio, será formalmente válido o argumento cuja conclusão é consequência que necessaria-mente deriva das premissas. Neste sentido, corresponde a um silogismo válido:

Considere como verdadeiras as seguintes afirmações: “Algum pândego é trôpego.” “Todo pândego é nefelibata.” Deste modo, a assertiva necessariamente verdadeira é:

A alternativa que apresenta uma argumentação análoga à dedução de que: Se o deputado estadual participou da sessão plenária ou da reunião da comissão, mas ele não participou da reunião da comissão, então ele participou da sessão plenária, é: