Filtrar


Questões por página:

Segundo Luckesi, os resultados da pedagogia do exame podem ser descritos sobre três efeitos. Nesse sentido, assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, em relação a esses efeitos.

( ) Psicologicamente – a sociedade, por meio do sistema e dos professores, desenvolve formas de ser da personalidade dos alunos que se conformam aos seus ditames.

( ) Pedagogicamente – concentra-se nos exames, não ajuda na aprendizagem dos alunos.

( ) Sociologicamente – a avaliação está muito mais articulada com a reprovação do que com a aprovação e daí vem a sua contribuição para a seletividade social.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

No contexto das práticas avaliativas, Luckesi (2011) faz uma clara distinção entre o ato de avaliar e o ato de examinar. No ato de examinar destaca-se o temporal, pois “ao examinador interessa apenas o desempenho presente do educando, como decorrente do que já aconteceu [...] o ato de avaliar está centrado no presente e voltado para o futuro”.
Com base nas palavras do autor, segue em destaque as principais concepções de avaliação da aprendizagem escolar.
Marque a alternativa que melhor representa o ato de avaliar

Cipriano Carlos Luckesi, (2011), no livro “Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições”, expõe: “Ao contrário, a prática da avaliação nas pedagogias preocupadas com a transformação, deverá estar atenta aos modos de superação do autoritarismo e ao ____________________ do educando, pois o novo modelo social exige a participação democrática de todos”.


Assinale a alternativa que complete, corretamente, a lacuna.

Segundo Cipriano Carlos Luckesi, (2011), no livro “Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições”, assinale a alternativa que complete, corretamente, o excerto a seguir.


“Estando a atual prática da avaliação educacional escolar a serviço de um entendimento teórico conservador da sociedade e da educação, para propor o rompimento dos seus limites, que é o que procuramos fazer, temos de necessariamente situá-la num outro contexto pedagógico, ou seja, temos de, opostamente, colocar a avaliação escolar a serviço de uma pedagogia que entenda e esteja preocupada com a educação como ...”

Para trazer uma situação escolar em que o conhecimento não é inteligível, vamos lembrar os “macetes” no ensino de matemática, que podem facilitar uma sequência de raciocínios, porém, se não forem compreendidos efetivamente, não ajudarão na aprendizagem nem no sucessivo desenvolvimento do educando. Servirão, circunstancialmente, para resolver problemas escolares, mas não oferecerão subsídios para a solução de questões matemáticas, quando necessárias, ou para dar saltos de criatividade.

LUCKESI, Cipriano, Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez,2021, p.111.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre teoria e práticas educacionais, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Os saltos de criatividade devem-se as atividades escolares que empreguem artifícios pelos quais se obtêm de maneira rápida os resultados.
( ) Artifícios como “macetes” são facilitadores pela sua natureza de conhecimento inteligível.
( ) O “macete” soluciona, não apenas operações específicas, mas possui uma aplicabilidade universal.

As afirmativas são, respectivamente,