Filtrar


Questões por página:
Operadores do mercado financeiro de um país emergente observam que as taxas de juros dos títulos de curto prazo do governo estão mais altas do que as taxas de juros dos mesmos títulos de prazos mais longos.
Esse fenômeno indica que
Visualizar Questão Comentada
Em relação ao Plano Real, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) O Plano Real foi implementado em uma única etapa com o lançamento direto da nova moeda, em julho de 1994.
( ) A Unidade Real de Valor (URV) funcionou como unidade de conta transitória, entre março e junho de 1994, sendo reajustada diariamente.
( ) Durante o período de vigência da URV, os preços eram cotados tanto em cruzeiros reais quanto em URV, facilitando a transição para a nova moeda.

As afirmativas são, respectivamente,
Considere as teorias clássicas e neoclássicas do comércio internacional. A teoria ricardiana do custo comparativo e o modelo Heckscher-Ohlin (H-O) oferecem explicações distintas para os padrões de comércio entre países.

Com base nessas teorias, assinale a afirmativa correta.
Em relação aos papéis do governo na economia, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) O papel alocativo do governo refere-se à sua função de corrigir falhas de mercado, como externalidades e bens públicos, alocando recursos de forma mais eficiente.
( ) A função estabilizadora do governo envolve a promoção da equidade por meio de políticas de redistribuição de renda.
( ) O papel distributivo do governo está associado à busca por estabilidade macroeconômica, incluindo o controle da inflação e do desemprego.

As afirmativas são, respectivamente,
Desde a implementação do regime de metas de inflação no Brasil, em 1999, a condução da política monetária - com a taxa SELIC como principal instrumento - tem como objetivo central o controle da inflação. Contudo, a interação entre inflação, juros e crescimento econômico no país apresenta desafios significativos.

Assinale a opção que descreve corretamente um dilema recorrente na coordenação dessas políticas.