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No intuito de estimular o diálogo com os cidadãos, as ouvidorias utilizam diferentes canais de comunicação. Segundo o Manual de Ouvidoria Pública, ao usar as redes sociais como meio de comunicação, é essencial que a ouvidoria:
No atendimento da ouvidoria, existem algumas maneiras de o ouvidor lidar com situações de conflito, quando o cidadão está nervoso. Dentre elas, podem-se destacar:
A ouvidoria, ao extrapolar a atuação como mero canal de comunicação, adquirindo um papel essencial por fornecer informações e indicadores relevantes para a definição de ações preventivas, é considerada ferramenta de:
A presença de uma ouvidoria eficiente e bem estruturada demonstra o comprometimento da organização com a escuta ativa dos stakeholders e a busca contínua pela excelência, resultando em uma cultura organizacional mais aberta, transparente e responsável. A atuação de ouvidorias, em organizações de culturas com esse princípio, é considerada essencialmente:
A ouvidoria é um canal de escuta que recebe reclamações, denúncias, sugestões e elogios e tem por compromisso intermediar a relação cidadãos – organização e, para isso, precisa de autonomia dentro da organização, desempenhando seu papel em conformidade com as normas e os regulamentos pertinentes. Nesse contexto, entende-se que a atuação do ouvidor deve ser pautada por: