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Quando usado na frenagem elétrica, o motor CC opera no modo gerador.
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Caso haja necessidade de inversão do sentido de rotação de um motor CC, com excitação em série, será suficiente inverter a polaridade da fonte de alimentação.
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A velocidade de um motor de corrente contínua com excitação independente pode ser controlada variando-se a tensão da armadura e(ou) variando-se o fluxo no entreferro. Esse último procedimento é realizado por meio de ajustes no circuito de excitação do motor.

A respeito dos motores de corrente contínua, considere as afirmativas abaixo.

I – O motor CC com excitação série possui um elevado conjugado em baixa rotação.
II – O motor CC com excitação do tipo paralelo permite o ajuste de velocidade por variação da tensão na armadura.
III – O motor CC com excitação série possui uma baixa velocidade quando o motor está sem carga.

Está correto APENAS o que se afirma em

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Nessas condições, a tensão da carga poderá ser controlada por meio da velocidade de armadura do gerador, dentro dos limites possíveis, mantendo-se a resistência total do circuito de campo constante.