Filtrar


Questões por página:
A respeito do motor síncrono, um tipo de motor elétrico, cuja velocidade de rotação é proporcional à frequência da sua alimentação, considere as afirmativas a seguir:

I. A rotação média do motor síncrono tem uma grande variação em função da carga mecânica imposta ao seu eixo.

II. O enrolamento amortecedor, que funciona como a gaiola do motor de indução, é utilizado para frear o motor síncrono.

III. O motor síncrono pode ser utilizado para a correção de fator de potência.

Assinale:
Uma indústria tem vários motores de indução instalados, perfazendo uma potência de 399,9kW e um motor síncrono de 465kVA. Essa indústria opera com todos os motores de indução funcionando simultaneamente, apresentado um fator de potência total de 0,86 (defasagem entre tensão e corrente de 30o) para o conjunto destes motores. O motor síncrono funciona com 399,9kVA e com fator de potência igual a 1,0.

Atuando somente no motor síncrono, de maneira que ele continue realizando o mesmo trabalho mecânico, pode-se elevar o fator de potência de toda a instalação para:
mostrar texto associado
Caso um sistema elétrico seja submetido, repentinamente, a uma considerável sobrecarga, a contribuição para a variação da frequência elétrica desse sistema será verificada somente para os geradores síncronos conectados próximos ao local em que a sobrecarga vier a ocorrer.
mostrar texto associado
Para que um alternador trifásico, com ligação das fases em estrela e com 16 polos, conectado a uma rede elétrica cuja frequência de operação é igual a 60 Hz, gere tensões na frequência da rede elétrica, seu rotor deve ser acionado à velocidade de 480 rpm.
Responda esta questão sobre o ponto de vista de Motores Elétricos. Das afirmações abaixo:

I. Os motores síncronos têm enrolamentos no estator que produzem um campo magnético rotativo.

II. Nos motores síncronos, ao contrário do motor de indução, o circuito do rotor é excitado por uma fonte cc.

III. Os motores de gaiola têm enrolamentos no rotor com o dobro de espiras do estator.