Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
De acordo com a Medicina Baseada em Evidências, considerando as estratégias de rastreamento em pacientes de risco habitual e assintomáticos, qual exame a seguir é considerado dispensável no seguimento de Ângela?
A febre maculosa (causada pela bactéria Rickettsia rickettsii) apresenta sintomas iniciais inespecíficos (febre, mialgia), levando a subnotificação ou confusão com dengue ou leptospirose; no Estado de São Paulo, protocolos exigem notificação imediata de casos suspeitos, mesmo antes de confirmação laboratorial, para que se rastreie o histórico de exposição a áreas rurais com carrapatos infectados. Sobre as estratégias de combate e diagnóstico dessa enfermidade, analise as afirmativas a seguir.

I. A notificação imediata de casos suspeitos de febre maculosa no Brasil é obrigatória, independentemente de confirmação laboratorial, visando rastrear áreas de risco e iniciar ações preventivas.
II. A coleta de amostras para exames de PCR e sorologia deve ser realizada apenas após o término do tratamento com antibióticos, pois estes interferem diretamente na precisão dos resultados.
III. O controle integrado da febre maculosa inclui a aplicação de inseticidas em massa em áreas urbanas e a eliminação de criadouros de carrapatos, sendo medidas essenciais para reduzir a incidência de casos.

Está correto o que se afirma em:
Os indicadores de saúde ajudam a compreender o impacto das doenças na população e a orientar políticas de saúde pública. Assinale a alternativa correta.
São critérios que a Classificação Internacional de Funcionalidade - CIF avalia?
Homem de 66 anos, sem outros problemas de saúde, é atendido na atenção primária como consulta ambulatorial de retorno. No seu prontuário, consta que ele recebeu a vacina pneumocócica 23-valente (PVC23) há um ano. O paciente questiona se precisa tomar outra dose.

Nessa circunstância, a recomendação correta é:
Visualizar Questão Comentada