Filtrar


Questões por página:
Joana,36 anos, procura atendimento na UBS com o MFC, relatando nos últimos 8 meses vem apresentando episódios de dor no peito tipo pontada, coração acelerado e falta de ar. Diz que passou por consulta com Cardiologista, realizou exames do coração e ele disse que ela não tinha nada. Há 2 dias buscou atendimento na UPA com uma dor no peito tão forte, que achou que estava morrendo. O médico do pronto atendimento a examinou e também disse que ela não tinha nada.
Ela se encontra angustiada pois continua sentindo a dor e quando lembra que precisa trabalhar para sustentar a família, pois está separada há 1 ano, a dor sempre piora.

Em relação ao caso acima descrito, qual seria a conduta adequada?
Dr Inácio é MFC da UBS Distrital e está atendendo dona Cláudia, que comparece para realizar seus exames de rotina. Segue abaixo as informações prestadas para o atendimento:

Cláudia tem 27 anos, mora com seu parceiro há 3 anos, tem 1 filha de 2 anos e 5 meses. Nega comorbidades, faz uso de anticoncepcional oral, ciclo menstrual regular, nega etilismo e tabagismo. Relata que sua mãe tem 52 anos e está em tratamento de câncer de útero e que seu pai tem 58 anos e tem problema de diabetes e colesterol e que bebia muito e era muito “mulherengo”, mas quando descobriu o diabetes passou a se cuidar. Há 6 meses fez exames laboratoriais de rotina e sua glicemia de jejum estava 82mg/dL, mas como ela come doce diariamente, tem medo de ter diabetes também.
Diante dessas informações, Dr Inácio solicita para ela apenas a realização do exame de prevenção do colo de útero. Ela então questiona sobre investigar diabetes melitus também e ele explica que não teria necessidade.

Sobre a situação anterior, é correto afirmar que:
Visualizar Questão Comentada
Dentre as competências do Médico de Família e Comunidade (MFC), temos a Organização dos processos de trabalho e a Gestão da clínica. Baseado nesse quesito, podemos afirmar que o MFC precisa:

( ) Avaliar as tecnologias de gestão da clínica para lidar com fatores como pressão assistencial, frequentação, lista de pacientes, estratificação de risco e/ou vulnerabilidade.
( ) Dominar o manejo do paciente hiperfrequentador, gerindo problemas de saúde simultâneos por meio da identificação, exploração, negociação, aceitação e estabelecimento de prioridades.
( ) Avaliar a rede de assistência à saúde e a função dos seus componentes em relação à Atenção Primária.
( ) Gerenciar os fluxos de resultados de exame.
( ) Dominar os sistemas de informação vigentes no SUS e analisar os dados disponíveis a fim de avaliar as ações de saúde e realizar planejamento em saúde.
( ) Dominar a gestão da agenda, realizando consultas individuais, grupais, visitas domiciliares, consultas agendadas e não agendadas, e tarefas administrativas.

Em relação as afirmações, assinale a alternativa que contemple a sequência, de cima para baixo, correta:
Sobre o Relatório Dawson, que foi um marco da ideia de Atenção Primária à Saúde, analise os itens abaixo:

I. Propôs a implantação de um sistema integrado de medicina preventiva e curativa.
II. Teve grande influência nos debates sobre o National Health Service, criado em 1948.
III. Introduziu ideias como hierarquização, regionalização e rede de atenção à saúde.
IV. Dividiu o sistema de saúde em três níveis: primário, secundário e terciário.

Está (ão) CORRETO(S)
Visualizar Questão Comentada
Sobre o modelo da pirâmide de riscos (MPR), conhecido, também, como modelo da Kaiser Permanente utilizado na construção do modelo de atenção às condições crônicas, considerando uma população portadora de uma condição crônica, no nível 2, é CORRETO afirmar que