Filtrar


Questões por página:
Em uma instalação elétrica monofásica foram usados um wattímetro, um voltímetro e um amperímetro para medir, respectivamente, a potência ativa na carga (P = 0,38 kW), a tensão da rede (U = 120 V) e a corrente na fase (I = 4,2 A). Sabendo que a carga é indutiva, o fator de potência da instalação e a potência reativa que precisa ser acrescida à instalação para que o seu fator de potência seja unitário valem, aproximadamente e respectivamente,

A figura acima apresenta dois wattímetros W1 e W2 ligados a uma carga trifásica, com suas respectivas bobinas de tensão e corrente medindo A1, V1 e A2, V2 . Sabe-se, pelo método adotado para a medição, que a potência ativa trifásica é dada pela expressão P3F = A1 V1 cos 25° + A2 V2 cos 85° .Essa carga possui um fator de potência igual a

mostrar texto associado
Quando um amperímetro é conectado, equivocadamente, em paralelo com um trecho de circuito, é inevitável a ocorrência de danos a esse circuito e ao próprio instrumento de medição. De forma semelhante, a conexão equivocada de um voltímetro em série com um trecho de circuito necessariamente resultará em danos ao circuito e ao voltímetro.
mostrar texto associado

Considere que a tela de um osciloscópio tenha oito divisões de amplitude e dez divisões de tempo e que as sensibilidades vertical e horizontal desse instrumento correspondam, respectivamente, a (5 mV/div - 20 V/div) e (10 ns/div - 5 s/div). Nesse caso, com o auxílio de uma ponta de prova atenuadora de 10:1, será possível visualizar adequadamente, na tela desse osciloscópio, a curva com um ciclo completo de uma corrente senoidal fluindo através de um resistor de 20 kΩ com amplitude de valor RMS igual a 40/√2 e frequência igual a 10 MHz.

mostrar texto associado
Medidas precisas de resistividade do solo podem ser adequadamente obtidas por meio de multímetros convencionais, desde que esses instrumentos sejam dotados de escalas que permitam calibração precisa na faixa de resistências entre 0 e 100 ohms.