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Considere os textos.
TEXTO I
“Quando vem combate é vergonhoso para o chefe que o excedam em valor e vergonhoso para os companheiros não igualar esse valor do chefe. É até uma infâmia (...) sair de um combate sobrevivendo a seu chefe: o primeiro dever é defendê-lo, protegê-lo (...); lutam pela vitória, pelo chefe (lutam) os companheiros”.
TÁCITO.
TEXTO II
“O sacerdote, tendo-se posto em contato com Clóvis, levou-o pouco a pouco e secretamente a acreditar no verdadeiro Deus, criador do Céu e da Terra, e a renunciar aos ídolos, que não lhe podiam ser de qualquer ajuda, nem a ele nem a ninguém [...] O rei, tendo pois confessado um Deus todo-poderoso na Trindade, foi batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ungido do santo Crisma com o sinal-da-cruz. Mais de três mil homens do seu exército foram igualmente batizados [...].”
São Gregório de Tours. A conversão de Clóvis. Historiae Eclesiasticae Francorum. Apud PEDRERO-SÁNCHES, M.G., História da Idade Média. Textos e testemunhas. SP: Ed. Unesp, 2000, p.44-45.
Os textos revelam elementos da cultura germana e romana presentes no feudalismo. São eles, respectivamente, o

Ilustração de mapa-múndi T-O nas Etimologias de Isidoro de Sevilha, versão impressa (Augsburgo,1472).
Com base na imagem, a respeito da representação cartográfica do espaço no período medieval, analise as afirmativas a seguir.
I. O “O” representa o orbe, em forma de um disco, em consonância com a teoria da esfericidade da terra, enquanto o “T” indica os cursos de água, traçados em escala e de maneira realista.
II. A tripartição do mundo em Europa, África e Ásia é simbólica, uma vez que os três continentes representam as terras doadas aos filhos de Noé (Sem, Cam e Jafet) após o dilúvio universal, estando de acordo com o imaginário religioso cristão.
III. O mapa apresenta o Oriente (Leste), como direção mestre da representação, localizando-o na parte superior, por seu valor religioso: apontava para a direção do antigo Jardim do Éden, o Paraíso Terrestre, além de ter sido a terra dos hebreus.
Está correto o que se afirma em
(Perry Anderson, Passagens da Antiguidade ao Feudalismo,1988. Adaptado)
Faz parte dessa “tríplice classificação”,