Filtrar


Questões por página:

(Concurso Milagres/2018) “As estações do ano agrícola, as reuniões das assembleias consultivas, o calendário anual eram marcados por atividades religiosas. As corporações de Ofício guardavam, além dos domingos, mais sessenta feriados religiosos. Nas universidades, os exames e provas se realizavam dentro das igrejas, dentro das igrejas, acompanhados de missas, cânticos, salmos e ações de graças. Os livros científicos costumavam iniciar-se com frases do tipo “Para prazer e louvor a Deus, o Criador...”. Na Inglaterra, a proporção entre o clero e a população leiga era de 1 para 75” (SEFNER, Fernando. Da Reforma à Contrarreforma: O cristianismo em crise. São Paulo: Atual Editora,1993, p.5).

Sobre a Igreja Católica durante a Idade Média, o que corresponde mais ou menos entre os séculos V e XV, assinale a alternativa correta:

(Concurso Milagres/2018) Sobre as transformações europeias que ocorreram no final da Idade Média e Início da Idade Moderna, assinale a alternativa correta:
(Concurso Milagres/2018) “Esse mundo restrito do patriciado, que sabe mostrar sua solidariedade em face das demais categorias sociais da cidade, é, contudo, permeado por rivalidades e conflitos. Em Reims, a rivalidade dos Le Large e dos Chastelais no começo do século XIV ocupa o primeiro plano do palco citadino com episódios sangrentos, embora os homens do arcebispo e os homens do rei tenham tentado domar esses Montéquios e Capuletos champanheses. O verdadeiro cacife da luta era „o primado da cidade e, portanto, o poder para a facção que levasse a melhor?” (LE GOFF, Jacques. O apogeu da cidade medieval. São Paulo: Martins Fontes,1992, p.151). Sobre as cidades e a sociedade europeia na época apresentada no texto, assinale o que for unicamente correto:
"O dinheiro é infecundo. Ora, a usura queria fazer com que ele frutificasse. [...] Tomás de Aquino afirma: a moeda [...] foi principalmente inventada para as trocas; assim, seu uso próprio e primeiro é o de ser consumido, gasto nas trocas. Por consequência, é injusto receber uma recompensa pelo uso do dinheiro emprestado. [...] O dinheiro em si e por si não frutifica, mas o fruto vem de outra parte"Le Goff, Jacques, A bolsa e a vida: economia e religião na Idade Média. São Paulo: Brasiliense,2004, p.29 (Adaptado). - Sobre a temática relativa ao dinheiro no período final da Idade Média, marque a opção correta:
A questão central é como se deu a gênese da figura de Deus no Ocidente Medieval, um processo que tem início ainda na antiguidade tardia, ou seja, na fronteira entre o fim do Império Romano do Ocidente e a Idade Média, momento no qual o Cristianismo, de seita marginal, passa para o centro do Império com a conversão de Constantino em 313 até se tornar a religião oficial com Teodósio em 392 e passar de perseguido a perseguidor; fatores estes que marcam a virada do politeísmo para o monoteísmo.
(LE GOFF, Jacques. O Deus da Idade Média. Conversas com Jean-Luc Pouthier. Tradução de Marcos de Castro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,2007, p.17-39.)

Em relação, especificamente, ao processo de cristianização da Europa, é correto afirmar que