Filtrar


Questões por página:

Em “Apologia da História – ou, O Ofício de Historiador”, o medievalista francês Marc Bloch apresenta algumas reflexões que são contribuições teórico-metodológicas significativas para as ciências humanas, em geral, e, em particular, para a história. A respeito das principais formulações conceituais desenvolvidas pela tendência historiográfica à qual pertencia Bloch, pode-se citar:

I. História-problema.

II. Materialismo histórico.

III. História de longa duração.

IV. Consciência de classe.

É correto o que se afirma em:

O período de apogeu e crise do feudalismo, na Baixa Idade Média, foi marcado por um conjunto de transformações

As opções a seguir descrevem corretamente algumas destas transformações, à exceção de uma.

Assinale-a.
Com relação à organização e consolidação do Império Carolíngio, analise as afirmativas a seguir.

I. No bojo do chamado “renascimento carolíngio", foi estimulado o uso da escrita em textos administrativos e legislativos, em apoio ao trabalho de fiscalização realizado por funcionários reais leigos e eclesiásticos.

II. Unificado sob o universalismo da tradição romana e cristã, o Império foi administrado pela tradição de vínculos pessoais, característica da cultura franca, o que levou à constituição dos laços de vassalagem.

III. A coroação de Carlos Magno no ano de 800 pelo Papa Leão III contribuiu para a cristianização pacífica das populações húngaras e normandas recém-chegadas às bordas do Império.

Assinale:
Sobre o feudalismo, que perdurou em grande parte da Europa medieval, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
Considerando as características que mais se associam ao Período Medieval, analise a falsidade ou veracidade das proposições abaixo:
( ) O período é marcado, em princípio, pelo avanço da ruralização da sociedade que tendeu a se acentuar mais, pelo menos, até o ano 1000. Após essa época, assiste-se ao reforescimento da vida urbana, mas de forma tímida.

( ) Com exceção da monarquia inglesa, que dispunha de um controle maior sobre a nobreza, o que se via em matéria de autoridade monárquica na Europa continental era quase que uma nulidade.

( ) Os monarcas impedidos de instituir impostos sem o aval da nobreza, tiveram difculdades em montar um exército profssional, que lhes pudesse conferir o monopólio da violência. Sem esse instrumento de poder, reis como os da França eram muito mais suseranos do que soberanos.

( ) A Igreja medieval se via às voltas com a eclosão de vários movimentos heréticos, que ameaçavam a sua hegemonia espiritual. Por conta disso, empreendeu uma severa repressão aos cátaros, aos valdenses, aos dolcinianos dentre outros.
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE os parênteses, de cima para baixo: