Filtrar


Questões por página:

“Os ministros do Meio Ambiente do G7 se reúnem neste domingo (11/06/17) e na segunda-feira (12/06/17) em Bolonha, no norte da Itália, em uma reunião marcada pela decisão dos Estados Unidos de deixar o acordo de Paris sobre o combate às mudanças climáticas. Os ministros vão discutir o Acordo de Paris em encontros bilaterais e mesas redondas, e tentarão descobrir se os Estados Unidos têm ‘propostas mais concretas’ sobre o clima após a sua retirada do pacto.”

(Disponível em:http://g1.globo.com/natureza/noticia/g7-do-meio-ambiente-enfrenta-a-retirada-dos-eua-do-acordo-de-paris.ghtml. Adaptado.)


Dentre os principais pontos do Acordo de Paris, podemos apontar:

O território do Rio Grande do Norte (RN) está localizado na região Nordeste do Brasil, limita-se com os estados do Ceará e da Paraíba, além de ser banhado pelo oceano Atlântico. A vegetação desse estado apresenta áreas de mangue no litoral, faixa de floresta tropical e caatinga a oeste. A caatinga, uma das espécies de vegetação presentes nesse estado, caracteriza-se:
A hidrografia é o estudo das águas existentes em um determinado lugar, desde as águas dos rios, lagos e lagoas até aquelas que são represadas pela ação do homem nos açudes e barragens. O estado do Rio Grande do Norte (RN) possui um vasto arsenal hidrográfico. Assinale a alternativa que apresenta apenas nomes de rios que fazem parte desse rico arsenal do RN.

“No Brasil, as queimadas não param. Mas há uma questão óbvia: a população não para de colocar fogo. E, com uma condição climática que favorece a propagação, o resultado é absurdo. Então, há uma falha na fiscalização, principalmente porque há uma detecção por satélite quase em tempo real e as informações estão disponíveis para uso. O monitoramento por satélite do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) consegue diagnosticar todos os focos de incêndio que tenham pelo menos 30 metros de extensão por 1 metro de largura. No Rio Grande do Norte em 2016, foram detectados 439 focos de queimadas.”

(Disponível em: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2016/01/queimadas-crescem-275-e-brasil-registra-2-pior-ano-desde-1999.html.)

Em relação às queimadas e às sanções legais a elas relacionadas, assinale a única alternativa correta.

“O polêmico projeto de transposição das águas do rio São Francisco encontra-se novamente em bastante evidência. O projeto, consolidado no imaginário das pessoas há bastante tempo, vem sendo apresentado pelo Governo como a redenção da grande região do semiárido nordestino dos estados de PE, PB, RN e CE. O mesmo tem como objetivo abastecer 8 milhões de pessoas,268 cidades e irrigar 300 mil hectares de terras, a um custo superior a 3 bilhões de reais, somente em obras de engenharia, que incluem estações de bombeamento, túneis, aquedutos e reservatórios.”

(Disponível em: http://www.fundaj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1191%3Aa-transposicao-do-rio-sao-francisco-e-o-rn-&catid=75&Itemid=717.)

Sobre o Projeto de Transposição do Rio São Francisco, analise as afirmativas a seguir.

I. É apontada como a obra mais cara e de maior importância dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

II. Irá afetar um dos rios mais importantes do Brasil, em extensão e importância na manutenção da biodiversidade, e na utilização em transportes e abastecimento.

III. O projeto da transposição do “Velho Chico” é recente, concebido no segundo governo de Dilma Rousseff e interrompido com seu Impeachment.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)