Filtrar


Questões por página:
Considerando a temática da escravidão e do racismo no Brasil, avalie as proposições a seguir:
I- Um dos objetivos do ensino de História, no ensino fundamental, presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais é: “conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.” No entanto, este objetivo não pode efetivamente fazer parte do processo didáticopedagógico ao trabalhar temáticas como escravidão e racismo, porque o documento em tela condena a interdisciplinaridade no fazer historiográfico. II- O respeito às matrizes culturais, a partir das quais se constrói a identidade dos alunos, com, atenção voltada para tudo aquilo que vá resgatar suas origens e sua história, como condição de afirmação de sua dignidade enquanto pessoa, e da especificidade da herança cultural que ele carrega, como parte da infinita diversidade que constitui a riqueza do ser humano é uma das condições essencial para uma prática docente que valoriza uma sociedade plural como a brasileira. III- O racismo gera a discriminação étnico-racial na sociedade brasileira, que se faz presente no espaço escolar com práticas discriminatórias, preconceituosas, que envolvem um universo composto de relações raciais pessoais entre os estudantes, professores, direção da escola, mas também há o forte racismo repassado através de uma parcela considerável dos livros didáticos.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

Observe a imagem de um importante missionário jesuíta na América portuguesa:


Imagem associada para resolução da questão


O Jesuíta Antonio Vieira na América portuguesa.

(Extraído em 25/09/2023: https://saci.org.br/padre-antonio-vieira-literatura/ )



Sobre a participação da Igreja Católica no processo colonizador português, com destaque para a poderosa Companhia de Jesus, é possível aferir que, para algumas das inúmeras nações indígenas que originalmente habitavam o território brasileiro, a ação dos missionários jesuítas resultou, via de regra:

A partir da última década do século XVII, a dinâmica colonial modificou-se na América Portuguesa, devido a:
“O chamado achamento do Brasil não provocou nem de longe o entusiasmo despertado pela chegada de Vasco da Gama à Índia. O Brasil aparece como uma terra cujas possibilidades de exploração e contornos geográficos eram desconhecidos. Por vários anos pensou-se que era uma grande ilha”

(Fausto, Boris. História Concisa do Brasil – 2. Ed.,6. Reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo,2014. p 16).

A respeito desse tema assinale a alternativa correta:
O processo de colonização português no Brasil, em um segundo momento foi caracterizado pela produção rural, após um primeiro momento onde a extração foi o principal meio de exploração. A respeito desse tema assinale a alternativa correta.