Filtrar


Questões por página:
Entre o período da descoberta e a colonização do Brasil, o país teve outros nomes antes de se chegar ao nome que é usado atualmente. Qual alternativa corresponde ao nome que o Brasil já teve?
Na tentativa de resguardar a posse do território brasileiro, Portugal iniciou, a partir da década de 1530, a colonização do Brasil por meio da iniciativa privada, as chamadas “capitanias hereditárias”. Outrossim, à exceção das capitanias de São Vicente e de Pernambuco, as demais se mostraram um fracasso retumbante.
Entre os aspectos em comum que são atribuídos ao frustrante projeto de português, temos a resistência indígena, recusando-se a entregar um território que sabia ser seus. Além da questão dos povos autóctones, podemos citar também:
A apropriação da terra no Brasil, como se apresenta na atualidade, é consequência dos diferentes momentos históricos que foram configurando o espaço geográfico no qual a sociedade brasileira se desenvolve. Sobre o processo de apropriação de terra no Brasil, analise as afirmações abaixo e marque V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) A conformação dos arranjos de apropriação de terras no Brasil, que caracterizam os regimes fundiários brasileiros e que marcam o surgimento da questão agrária no país, perpassa pelo regime das sesmarias(1532-1822); regime de posse como prática de apropriação privada da terra (1822-1850); regime de propriedade mercantil da terra – Lei de Terras 1850; regime do Estatuto da Terra de 1964 e, regime de Reforma Agrária e sua implementação (1985-dias atuais).
( ) A implantação do regime das capitanias hereditárias, a partir de 1530, possibilitou a formação dos primeiros núcleos de ocupação e de colonização portuguesa no território brasileiro. Através da carta de doação era concedido ao donatário o direito de administração da capitania.
( ) A partir do fim das concessões de sesmarias, que aconteceu às vésperas da independência, o território brasileiro ficou sem uma legislação referente às terras públicas, durante aproximadamente três décadas. Este período ficou conhecido como a fase de transição entre o regime das sesmarias e o regime da propriedade da terra como mercadoria.
( ) Através da criação da Lei de Terras, as antigas sesmarias foram confirmadas como propriedade pública, bem como as posses conquistadas de forma pacífica foram legitimadas nos termos da nova lei, independentemente de suas extensões.
A sequência CORRETA é:
Antes da Independência brasileira de 1822, o Brasil já havia deixado seu status de colônia, pois:
Visualizar Questão Comentada
“A história da origem [...] dos primeiros Estados territoriais europeus [...] ocorreu na Europa entre os séculos XV e XVIII: a chamada era mercantilista, ou [...], parcialmente, manufatureira. [...] Três séculos de luta intra-europeia e de competição colonial. Mas foi também o período em que se consolidou, na paz e na guerra, a tormentosa aliança entre os príncipes e os detentores do capital, ao mesmo tempo que avançavam [...] os projetos de criação de ‘sistemas econômicos endógenos’. [...] Aqui se pode reconhecer uma ruptura, que ocorre entre o final do século XVIII e a primeira metade do século XIX, quando se alteram a natureza e a hierarquia do núcleo político responsável pela administração de uma ‘economia-mundo’ capitalista, que passa a nos incluir na forma de uma economia periférica [...]. As regras básicas de relacionamento entre os Estados territoriais — e destes com o processo de expansão dos mercados e dos capitais privados — permaneceram e se prolongaram através dos séculos seguintes. [...] Importante, não apenas porque introduziu o território brasileiro no ‘sistema colonial’ português e, a partir daí, nos conflitos geopolíticos e econômicos europeus, mas também porque contém algumas lições decisivas sobre os processos originários de formação dos Estados e dos sistemas econômicos territoriais que lograram se autodeterminar [...].”
(TAVARES, Maria da Conceição (Org.) Celso Furtado e o Brasil. São Paulo: Fundação Perseu Abramo,2000. p.38.)

Com base no texto da economista política luso-brasileira Maria da Conceição Tavares (1930-2024), analise as afirmativas a seguir sobre a história da economia colonial brasileira e sua inserção no sistema global e mercantilista europeu e assinale a correta.
Visualizar Questão Comentada