Filtrar


Questões por página:
A estratégia da situação-problema contempla as categorias da dialética no processo de construção de conhecimento quando estimula ou amplia a significação dos elementos apreendidos em relação à realidade. Exige uma constante continuidade e ruptura no levantamento e na análise dos dados e na busca e construção de diferentes alternativas para a solução do problema. Possibilita a práxis, a problematização, a criticidade na identificação da solução e a totalidade, pois tudo está interligado. Uma equipe de educadores em saúde desenvolveu uma situação-problema com a finalidade de desenvolver em um grupo de pacientes a capacidade de analisar criticamente a sua realidade e decidir ações conjuntas para resolver problemas e modificar situações frente a questões relacionadas aos pacientes de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Utilizando a metodologia dialética, foram planejadas as atividades da seguinte forma; analise-as.

1. Atividade 01: apresentar aos pacientes a situação-problema “A família de Teresinha”, solicitar que leiam a situação e, em grupo, refletir sobre suas questões: “O que você sentiu ao ler a história?” e “Que elementos apresentam semelhanças com o seu cotidiano?”. Objetivo: mobilizar os pacientes a buscar conhecimentos relativos ao tema aguçando a curiosidade deles ao apresentar uma situação relacionada ao seu cotidiano.

2. Atividade 02: estabelecer uma relação dialógica abordando os principais temas relacionados a diabetes e hipertensão, os respectivos cuidados e agravos à saúde e as formas de enfrentamento dos problemas levantados. Objetivo: organizar o conhecimento prévio dos pacientes desmistificando possíveis crenças, valores e tabus; apresentar conteúdos relacionados às patologias; estimular a reflexão; e, possibilitar questionamentos relacionados aos problemas levantados.

3. Atividade 03: reelaborar a situação-problema em subgrupos de pacientes. Objetivo: refazer a situação-problema com finalidade de sistematizar e expressar os conhecimentos construídos e reconstruídos de forma que os pacientes possam repensar suas respostas e formular propostas para enfrentar, solucionar ou minimizar problemas.

4. Atividade 04: apresentar e discutir a reelaboração da situação-problema para o grupo. Objetivo: discutir a situação- -problema retificando as ideias equivocadas; possibilitar a reflexão e questionamentos através do confronto de opiniões como forma de materializar o conhecimento; e, socializar as propostas formuladas para enfrentar, solucionar ou minimizar os problemas.


As atividades planejadas para a situação-problema, pela ordem em que foram propostas, exploram as seguintes etapas da dialética:
A relação entre educação e democracia é um tema frequente para práticas e teorias pedagógicas. Quando Benevides (1996) trata da educação para a democracia, a autora entende que esta corresponde à
Em uma escola do município de Francisco Morato, a equipe pedagógica tem discutido como melhorar os processos pedagógicos para desenvolver as capacidades dos estudantes de pensar, sentir e agir de modo cada vez mais amplo e profundo diante da crescente complexidade da vida, comprometendo-os também com o entorno. A partir da pesquisa coletiva, chegaram a uma proposta aderente a seus anseios e que se baseia em “formas de desenvolver o processo de aprender, utilizando experiências reais ou simuladas, visando às condições de solucionar, com sucesso, desafios advindos das atividades essenciais da prática social, em diferentes contextos” (BERBEL,2011, p.29). Assinale a alternativa que corresponde à definição apresentada.
A base da pesquisa científica de qualidade é um bom delineamento de estudo, e a definição do tipo de estudo é fundamental neste processo. O pesquisador para planejar um experimento, deve seguir a seguinte lógica de raciocínio: escolher entre os diversos tipos de pesquisa, aquela que se enquadra melhor nos seus objetivos e na população a ser estudada e delinear corretamente o estudo para responder à pergunta de pesquisa. Existem alguns tipos de estudo principais. Analise o exemplo de pesquisa a seguir:

Em 1986 teve início um estudo no convento das irmãs da Escola de Notre Dame. Como característica geral e obrigatória das pessoas que desejavam ingressar nessa congregação estava a vocação religiosa, o fato de serem solteiras e celibatárias por decisão pessoal, voluntária e independente e, serem graduadas em cursos de pedagogia, exercendo a profissão de professoras em escolas católicas. Somando-se a isto, a característica de que todas as participantes têm uma vida diária intensamente ativa, com atividades de ensino associados aos trabalhos do convento, que vão desde os serviços de cozinha, costura, jardinagem e horticultura, assim como, atividades de lazer que demandam de atividade intelectual intensa, como jogos de cartas aos mais diversos. O Epidemiologista e professor de Neurologia Drº David Snowdon, iniciou o estudo da doença de Alzheimer, buscando aprender por que o cérebro se deteriora com a idade em algumas pessoas e em outras não. As freiras foram acompanhadas por mais de 30 anos e o estudo tornou-se um dos mais importantes do mundo sobre envelhecimento e doença de Alzheimer porque utiliza informações obtidas antes do início dos sintomas da doença.

Pode-se dizer que o estudo descrito no exemplo acima é do tipo:
O Projeto de Pesquisa deve ser um roteiro para a elaboração de pesquisa em uma determinada área, que possibilita a produção do conhecimento e sua sistematização sobre o tema específico a ser abordando. O tema abordado deve constituir-se no objeto de estudo da pesquisa. Sobre a seção “Objetivos”, analise as afirmativas a seguir.
I. A apresentação dos objetivos varia em função da natureza do projeto. Nos objetivos da pesquisa cabe identificar claramente o problema e apresentar sua delimitação. Apresentam-se os objetivos de forma geral e específica. II. O objetivo geral define o que o pesquisador pretende atingir com sua investigação. III. Os objetivos específicos definem etapas do trabalho a serem realizadas para que se alcance o objetivo geral. Podem ser: exploratórios, descritivos e explicativos.

Assinale a alternativa correta.