Filtrar


Questões por página:
As infecções causadas por diversas espécies de fungos podem ser classificadas como superficiais ou sistêmicas nos seres humanos. Os fungos dermatófitos produzem infecções na epiderme, nos cabelos e nas unhas humanas e são representados pelos gêneros:
Diversas infecções são causadas por bactérias que são encontradas em superfícies de coleções de águas salgadas e doces, como as pertencentes ao gênero Vibrio e Aeromonas. As espécies pertencentes a esses gêneros são morfologicamente definidas como:
A esquistossomose é uma infecção endêmica em vastas regiões brasileiras, sendo ainda considerada um grave problema de saúde pública. O tratamento dessa infecção na fase crônica, preconizado pelo Ministério da Saúde, pode ser realizado com os medicamentos conhecidos como:
Infecções causadas por bactérias transmitidas por artrópodes são muito conhecidas e distribuídas em diversas regiões do mundo. A febre maculosa brasileira é uma infecção que tem seu agente etiológico e seu vetor, respectivamente, pertencentes ao gênero:
Para isolamento, crescimento e desenvolvimento de microrganismos fora do seu habitat natural, é necessário o fornecimento de nutrientes de acordo com a necessidade específica de cada um deles, em meios de cultura sólidos ou líquidos. Muitos desses meios de cultura são usados pelos laboratórios de análises clínicas para a identificação de patógenos e no diagnóstico de inúmeras doenças infecciosas.
Relacione os meios de cultura às suas respectivas aplicações, numerando os parênteses:
1. Ágar Mueller-Hinton 2. Ágar MacConkey 3. Ágar sangue 4. Ágar Sabouraud dextrose
( ) Meio utilizado no cultivo de fungos, particularmente os que são causadores de doenças de pele.
( ) Meio seletivo utilizado para o isolamento e a diferenciação de enterobactérias e uma variedade de outros bastonetes gram-negativos provenientes de amostras clínicas.
( ) É um meio de cultura utilizado para realizar Testes de Sensibilidade aos Antimicrobianos (TSA).
( ) Meio enriquecido geralmente utilizado para identificação de espécies bacterianas capazes de provocar a lise de hemácias.
A relação CORRETA, está apresentada em: