Filtrar


Questões por página:
Embora algumas bactérias estabeleçam uma relação simbiótica com o hospedeiro, em alguns casos, elas podem causar doenças infecciosas graves e até a morte.

Dadas as afirmativas sobre os procedimentos de coleta e de processamento das amostras biológicas na investigação de infecções bacterianas,


I. O exame microscópico direto sem coloração com salina, permite observar a morfologia bacteriana e avaliar a existência de motilidade.

II. Na coloração de Gram, as bactérias Gram-positivas se apresentam com coloração rósea, enquanto as Gram negativas se apresentam na cor violeta.

III. Os esfregaços, antes de serem submetidos à coloração, podem ser fixados com calor brando ou metanol.

IV. Recomenda-se, sempre que possível, colher a amostra antes da antibioticoterapia.


verifica-se que estão corretas apenas
Paciente do sexo masculino, em acompanhamento há mais de 6 meses, apresentou os seguintes resultados de sorologia para hepatite B, ao retornar ao consultório de seu infectologista:

Imagem associada para resolução da questão

Ao observar estes resultados, é CORRETO afirmar que o paciente:
Visualizar Questão Comentada
Um paciente de 29 anos, sem comorbidades conhecidas, procurou atendimento após exposição de risco com parceiro sorológico desconhecido há cerca de 21 dias. Apresentava sintomas inespecíficos como febre baixa, mialgia e linfadenopatia cervical. Foi solicitado um imunoensaio de 4ª geração (teste de triagem para HIV), cujo resultado foi reagente. Diante do achado, foram realizados os exames confirmatórios.

Considerando os exames imunológicos utilizados no diagnóstico da infecção pelo HIV e os protocolos do Ministério da Saúde, qual das afirmações abaixo está CORRETA?
Visualizar Questão Comentada
Com relação aos critérios laboratoriais usados para confirmar casos de Síndrome Gripal (SG) ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) relacionados a vírus respiratórios, como SARS-CoV-2 (causador da COVID-19), Influenza e Vírus Sincicial Respiratório (VSR), assinale a alternativa que corresponde a um método utilizado para a confirmação desses casos.
“Método utilizado na identificação de Treponema, Leptospira e Borrelia, cujo fundamento é a capacidade intrínseca de componentes da parede bacteriana atuarem como agente de redução sobre o íon presente na solução corante, corando os micro-organismos em preto com fundo amarelo a marrom” e “substância química na qual o corante se baseia” são, respectivamente: