Filtrar


Questões por página:
As mídias sociais oferecem novos poderes para os clientes, mas demandam inovações também na comunicação interna, motivadas por várias situações envolvendo os funcionários.
Assinale a opção que apresenta uma dessas situações.
Relacione os diferentes tipos de multiscreen, comportamento de consumo de mídia característico da atualidade listados a seguir, às suas características.
1. Content grazing 2. Investigative spider-webbing 3. Social spider –webbing 4. Jornadas quantum
( ) o uso simultâneo dos meios busca a replicação de um conteúdo e o estímulo às comunidades para repercutir na rede. ( ) o uso simultâneo dos meios busca o aprofundamento dos assuntos e dos temas apresentados em um canal para obter detalhes do conteúdo. ( ) o uso simultâneo dos meios busca otimizar o tempo, iniciando uma atividade num meio e dando continuidade ou efetuando o término em outro. ( ) o uso simultâneo dos meios busca primordialmente a distração, surfando em sites e canais, colhendo aleatoriamente informações e insights.
Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.

O desenvolvimento das tecnologias digitais apresentou diversas mudanças concretas no jornalismo, entre as quais estão:


I. A convergência jornalística, que é o aproveitamento de conteúdos de diversas origens e linguagens na cobertura de uma mesma pauta ou tema.

II. A convergência de mídias, que é a publicação de conteúdo de múltiplos meios (audiovisuais, áudio, fotografia, texto etc.) em uma única plataforma.

III. A precarização do trabalho com postos de trabalho multifuncionais, nos quais o jornalista deve produzir conteúdo em diversas mídias e linguagens.

IV. A melhoria da qualidade da informação devido à grande quantidade de pessoas qualificadas envolvidas na produção da notícia, privilegiando a profundidade.


Está correto o que se afirma APENAS em

Leia o trecho a seguir:


No início dos anos 1930, não estava nada claro em que se transformaria a televisão. Poderia ter surgido como uma nova indústria independente, para desafiar o duopólio NBC/CBS e seus modelos de propaganda. Poderia definhar como indústria e florescer como mídia amadorística e aberta, um cadinho de conteúdos e pontos de vista diversificados, como o rádio nos anos 1920 ou o vídeo na internet, nos primeiros anos do século XXI. Ou poderia ter sido algo semelhante à atual televisão a cabo ou a Hollywood, uma produtora de programas mais elaborados e independentes de publicidade. De qualquer forma, não se previu que a televisão seria lacaia da rádio AM.

(WU, Tim. Impérios da Comunicação − Do telefone à internet, da AT&T ao Google. Rio de Janeiro: Zahar,2012. p.169)


Do ponto de vista tecnológico, o que possibilitou o crescimento da TV como meio de comunicação de massa entre as décadas de 1930 e 1950 foi

A reportagem multimídia intitulada "Snowfall", desenvolvida pelo The New York Times, conta a história de uma avalanche que matou três dos 16 atletas profissionais, que praticavam snowboard nas encostas nevadas do vale Tunnel Creek, nas montanhas Cascade, no Estado de Washington, nos Estados Unidos, em fevereiro de 2012. Esta produção é considerada uma referência para novas gestões de negócio e formatos no jornalismo digital porque