Filtrar


Questões por página:
No mundo contemporâneo, inúmeras barreiras vêm sendo erguidas na luta contra a migração indesejada. Muros são erguidos especialmente contra os pobres, gerando o que poderíamos chamar de economia da segurança fronteiriça, que tem como um dos seus efeitos:
31.png (417×280)
McCARTHY, Niall. The status of COVID-19 border closures, Disponível em: https://www.statista.com/chart/21326/coronavirus-border-closures/Acesso em 24 dez.2022.
Com relação aos efeitos da pandemia do COVID-19 sobre a mobilidade populacional ao redor do mundo, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A pandemia do Covid-19 limitou a mobilidade populacional de forma mais intensa do que a de outros fluxos, como bens e mercadorias. ( ) A pandemia do Covid-19 criou barreiras aos movimentos populacionais, que antes ocorriam de forma livre. ( ) A pandemia do Covid-19 restringiu a mobilidade populacional nas fronteiras de forma indiferenciada ao redor do mundo.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Na atualidade, grande parte dos motivos que forçam os homens a migrar continuam sendo os mesmos do passado. Aquele movimento em que os indivíduos são livres para escolher sua saída do local de origem, em direção a outros que lhe permitam a realização de uma melhoria no seu padrão de vida, mesmo sabendo que essa saída está ligada a uma condição de pobreza, ainda assim, considera-se esse movimento populacional como

Observe o mapa.

O mapa e seus conhecimentos permitem concluir que estão representados os fluxos:

Segundo Milton Santos (1996), as migrações brasileiras, vistas pelo ângulo da sua causa, são verdadeiras migrações forçadas. O autor acrescenta que muitas migrações