Filtrar


Questões por página:
A imagem abaixo representa a modalidade esportiva tênis de mesa sendo praticada de uma maneira diferente da maneira tradicional, de modo a contemplar as necessidades da jogadora. A inovação das técnicas consiste em permitir que o saque seja realizado pela mesma mão em que o competidor segura a raquete devido a uma necessidade física nos membros superiores e, também, permitir que a bolinha possa pular até duas vezes na mesa sem sofrer penalidades. Com base na imagem e na descrição da técnica, é possível perceber que a cena esportiva evidencia um fato no esporte atual, sendo ele:



Imagem associada para resolução da questão
É consenso no ensino da Educação Física que as práticas da cultura corporal (danças, esportes, lutas, ginásticas etc.) e seus artefatos são consideradas textos da cultura, pois produzem e comunicam significados. Para uma melhor leitura e interpretação desses textos, é possível recorrer à leitura dos códigos de comunicação biológicos, sociais, cinéticos e culturais. Mediante essa ferramenta e tomando o samba e seus elementos enquanto prática imaterial da cultura brasileira, considere as afirmações abaixo referentes aos códigos de comunicação presentes em um desfile de escola de samba.
I. Os passos e a coreografia do mestre-sala e da porta-bandeira são códigos cinéticos, pois referem-se aos movimentos corporais executados por ambos e modelados pela cultura do samba. II. A ação de gingar ou requebrar (balançar o corpo de uma determinada forma conforme um ritmo) é um código biomecânico, pois indica aspectos históricos da cultura do samba. III. Os elementos de um desfile como passistas, rainhas, madrinhas, bateria, abre-alas, destaques entre outros são códigos sociais, pois se referem à organização pragmática de uma escola de samba. IV. O tema do samba-enredo, que guia toda a produção do desfile da escola, é um código cultural, pois manifesta diversos aspectos (políticos, econômicos, religiosos, identitários etc.) que regulam e produzem os modos de ser dos representantes da comunidade na qual a escola se insere. V. O cansaço, o suor, a fadiga, a sede, as câimbras, a resistência dos membros de um desfile são códigos biológicos, pois indicam a condição corporal dos representantes da escola.
Está correto o que consta APENAS de

Analise a imagem a seguir:

 

 

Marque a opção CORRETA, em relação aos estilos (tipos) de nado, representados na imagem nos números 1,2,3 e 4 respectivamente:

 

 

 

Para o adequado ensino do atletismo no ambiente escolar, é primordial que o professor conheça as especificidades que cada uma das provas dessa modalidade apresenta. Sobre a técnica do salto em altura, assinalar a alternativa que apresenta CORRETAMENTE as fases de execução do seu movimento.

Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:


Para que um movimento com ritmo se realize, outros dois elementos são imprescindíveis: __________ e __________. O conjunto desses elementos na dança e o total envolvimento subjetivo dos dançarinos em um movimentar-se natural e espontâneo fazem com que a dança se torne um fenômeno de expressão e vivência.