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Concurso:
Prefeitura de Jandaia do Sul - PR
Disciplina:
Educação Física
A prática de atividades físicas como ginástica, caminhada e yoga é essencial para a promoção da saúde e bem-estar das pessoas. Cada uma dessas atividades possui princípios específicos que devem ser considerados na prescrição de exercícios para garantir segurança, eficácia e benefícios máximos. Nesse sentido, complete corretamente as lacunas a seguir:
“As práticas de ginástica, caminhada e yoga são altamente recomendadas para pessoas devido aos seus múltiplos benefícios. A __________ (1) enfatiza a melhora da flexibilidade, força e equilíbrio através de posturas e técnicas de respiração, enquanto a __________ (2) é uma atividade aeróbica de baixo impacto que melhora a saúde cardiovascular e a resistência física”.
“As práticas de ginástica, caminhada e yoga são altamente recomendadas para pessoas devido aos seus múltiplos benefícios. A __________ (1) enfatiza a melhora da flexibilidade, força e equilíbrio através de posturas e técnicas de respiração, enquanto a __________ (2) é uma atividade aeróbica de baixo impacto que melhora a saúde cardiovascular e a resistência física”.
Concurso:
DETRAM
Disciplina:
Educação Física
O esporte é um conteúdo imprescindível para as aulas de Educação Física escolar. Contudo, é fundamental a construção de um trabalho crítico que explore o esporte em sua totalidade. Nesse sentido, Assis (2010) ressalta que, para modificar o esporte, é necessário entregá-lo como instituição social que produz e reproduz um sistema de valores, mas é imprescindível afirmar a sua:
Concurso:
DETRAM
Disciplina:
Educação Física
Com sua primeira edição realizada em 1996, na cidade de Goiânia, os Jogos do Povos Indígenas indicam uma construção política entre poder público, setores privados e lideranças indígenas, rememorando a polissemia do conceito de esporte, o empoderamento inerente a essas celebrações e a (re)significação de seus valores. Segundo Pereira (2021), os jogos desportivos envolvem demonstrações e disputas de arco e flecha, lança, luta corporal, cabo de guerra, atletismo, canoagem, natação, arremesso de lança, futebol, zarabatana, ronkrã, corrida de tora, xikunahity (o futebol de cabeça), entre outras. Sobre a corrida de tora, Pereira (2021) relata que entre os Xavantes, do Mato Grosso, essa corrida é chamada de Uiwed e a prática está associada a um ritual. A referida prática consiste em uma:
Concurso:
DETRAM
Disciplina:
Educação Física
De acordo com Soares et al. (1992), pode-se entender a ginástica como uma forma particular de exercitação em que, com ou sem uso de aparelhos, abre-se a possibilidade de atividades que provocam valiosas experiências corporais, enriquecedoras da cultura corporal das crianças, em particular, e do homem, em geral. No contexto da Educação Física escolar, sua prática é necessária na medida em que a tradição histórica do mundo ginástico é uma oferta de ações com significado cultural para os praticantes, de forma que as novas formas de exercitação em confronto com as tradicionais possibilitam uma prática corporal que permite aos alunos darem sentido próprio às suas exercitações ginásticas. Sistematizando o ensino da ginástica na Educação Física escolar, Rinaldi (2017) propõe as seguintes categorias: ginástica de condicionamento físico, ginásticas competitivas, ginástica de conscientização corporal e ginásticas de demonstração/ginástica geral. Com interesse em tematizar as chamadas ginásticas competitivas, os/as professores/as podem selecionar enquanto objetos de estudo:
Concurso:
Prefeitura de Cuiabá - MT
Disciplina:
Educação Física
A Unidade Temática Danças da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Física do Ensino Fundamental abriga as danças do Brasil e do mundo enquanto objetos de conhecimento. Procurando dialogar com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, de 2018, que, entre suas ações, busca “favorecer a valorização das expressões culturais regionais e locais pelos projetos político-pedagógicos das escolas” (p.21), pode ser entendida enquanto objeto de tematização dentro da referida Unidade Temática o Maracatu. Para Furtado e Fortaleza (2023), considerado patrimônio imaterial pela prefeitura de Fortaleza através do Decreto nº 13.769 de 2016, o Maracatu trata-se de uma celebração de origem afro-brasileira que consiste em: